Histórico! Portugal acaba de vencer o Festival Eurovisão 2017. “Amar Pelos Dois”, cantado por Salvador Sobral trouxe o primeiro lugar.
Desde 1964 com a “Oração” de António Calvário que Portugal perseguia esta vitória. Pelo meio ficaram muitos maus resultados e algumas canções que mereceram os elogios de muitos sem que isso se transformasse em votos.
Este primeiro lugar de Salvador Sobral merece ser compartilhado com os que perseguiram o sonho. E são eles: António Calvário, Simone de Oliveira (duas vezes), Madalena Iglesias, Eduardo Nascimento, Carlos Mendes, Tonicha, Carlos Mendes, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, Duarte Mendes, Carlos do Carmo, Os Amigos, Gemini, Manuela Bravo, José Cid, Carlos Paião, Doce, Armando Gama, Maria Guinot, Adelaide Ferreira, Dora (duas vezes), Nevada, Da Vinci, Nucha, Dulce Pontes, Dina, Anabela, Sara Tavares, Tó Cruz, Lúcia Moniz, Célia Lawson, Alma Lusa, Rui Bandeira, MTM, Rita Guerra, Sofia Vitória, 2B, Nonstop, Sabrina, Vânia Fernandes, Flor-de-Lis, Filipa Azevedo, Homens da Luta, Filipa Sousa, Suzy e Leonor Andrade.
A melhor prestação de Portugal era – até este dia 13 de maio que vai ficar para a história – “O Meu Coração Não Tem Cor” cantada por Lúcia Moniz em 1996.
Para chegar ao primeiro lugar deste Festival Eurovisão 2017 em plena Arena de Kiev, Salvador Sobral precisou de ver somadas duas categorias de votos.
Na votação dos jurados de cada país “Amar Pelos Dois” venceu, formando-se a seguinte classificação:
Após cada grupo de jurados, reunido em cada um dos países participante da edição de 2017, aconteceu, talvez, o momento mais enervante de sempre para Portugal num Festival Eurovisão. Salvador Sobral estava em primeiro, mas o voto popular poderia mudar tudo.
Depois de uma votação algo renhida entre Portugal e Bulgária, o mesmo aconteceu no voto dos espectadores. Os dois países ficaram guardados para o fim e o que tivesse mais votos sagrar-se-ia vencedor em Kiev.
No final, a Bulgária conseguiu 337 pontos graças à conversão do voto popular em pontos. “Beautiful Mess”, cantada por Kristian Kostov foi a segunda mais votada nesta fase, tal como tinha acontecido com os jurados de cada nação.
No fim, mesmo no fim da emissão estava guardada a votação de Salvador Sobral. “Amar Pelos Dois” acrescentou 376 pontos à sua classificação e fechou com 758 pontos.
Para 2018, se tudo correr como o previsto, Lisboa deverá receber a edição número 63 do Festival Eurovisão. A transmissão será assegurada pela RTP1, parceira da EBU.