[Edição 105] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Logotipo avaliacao continuaBem-vindos a mais uma Avaliação Contínua, a rubrica do Zapping que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa.

Estes são os temas desta semana:

Um dos temas em particular recebeu nota negativa. Mas o voto não foi consensual, saiba porquê:

  • MARGARIDA:

Apresentada a nova RTP3
Nota: 17/20
Piada: se juntarmos as iniciais das “3 regras: «rigor, isenção e pluralismo»” fica RIP, acho que não é um bom presságio! Agora a sério: 360º… Não basta dar a volta, aina tem de regressar ao ponto de início. Isto só me está a dar motivos de gozo. Mas acho bem mudar. Mudar faz bem, a novidade chama.

“Jardins Proibidos” chega ao fim
Nota: 12/20
Para mim, a única coisa que faltou neste final foi o espírito da Lena a sair-lhe pela boca, tipo demónio a soltar-se do corpo. Ia ser brutal! Mas pronto, não tivemos isso. Em compensação vimos a Rita Salema com 70 anos, muito bem conservada, graças a Deus. Achei desnecessário esse avançar de tempo do filho da Ju e do Simão. O final não foi nada por aí além, os maus morreram ou foram presos, os bonzinhos tiveram um final feliz… E pronto!

Rita Ferro Rodrigues defende “Portugal em Festa”
Nota: 5/20
Então, é óbvio que a moça vai defender o programa onde trabalha! Não faria sentido outra coisa. Sinceramente, não vejo. Pimbalhada por pimbalhada, ainda assim prefiro a da TVI.

Teresa Guilherme critica ausência de Diário da Noite em “A Quinta”
Nota: 20/20
Até eu critico. E critico mais: critico o facto de o canal 24h ser só na NOS! Não percebo a ausência do Diário da Noite, sempre existiu e sempre fez sentido. A TVI não se pode esquecer que muita gente trabalha no dia seguinte e não vai estar até às tantas à espera do diário da madrugada!

  • JESUS:

Apresentada a nova RTP3
Nota: 1/20
Necessária, ”Super-original”, tudo muito bonito e apelativo….mas ao contrário!

“Jardins Proibidos” chega ao fim
Nota: 13/20
Foi um final ”assim-assim”. Tudo foi cliché, é certo, mas estava a adorar a forma como estavam a delinear o término da Lena e do Vasco…até que…parece que foi tudo cortado a meio, e terminam com os personagens da Salema e do Infante, muito bruscamente. Sinceramente, preferia ter terminado a novela, a ver a Lena a prometer vingança futura, mesmo estando sob fogo. Ela foi o destaque principal deste último episódio, que poderia ter terminado com melhores valores, se tivesse começado 1 hora mais cedo.

Rita Ferro Rodrigues defende “Portugal em Festa”
Nota: 16/20
Quem não defende o único projeto em que está integrada na estação, e lhe dá alguma atividade? Projeto que além disso, confere alguns lucros (não sei quais os valores, mas chamadas telefónicas, são chamadas telefónicas (€€)) para o canal? Não sou fã deste género televisivo, mas entendo a sua necessidade interna.

Teresa Guilherme critica ausência de Diário da Noite em “A Quinta”
Nota: 13/20
Não querendo algum Diário da Noite no pós-Jd8, não podemos condenar esta afirmação esperada da Teresa Guilherme, que só quer ver o seu programa ganhar visibilidade. Apesar de achar que não seja preciso essa visibilidade em HN, não discordo do horário das nomeações semanais, que mesmo assim, irão estar no pós A Única Mulher. É de louvar a TVI, por ter metido a ficção em 1º lugar.

Boa semana, repleta de televisão!