[Edição 106] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Logotipo avaliacao continuaBem-vindos a mais uma Avaliação Contínua, a rubrica do Zapping que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa.

Estes são os temas desta semana:

Um dos temas em particular recebeu nota negativa. Mas o voto não foi consensual, saiba porquê:

  • LEANDRO:

“The Voice Portugal” regressa este domingo
Nota: 19/20
Foi uma estreia praticamente perfeita. Já tinha imensas saudades deste programa, na minha opinião é o melhor talent-show do género. O painel de jurados tornou-se mais forte com a saída do Reininho e consequente entrada da Áurea no júri. Júri, esse, que é sem dúvida um dos pontos fortes do programa. Quanto aos concorrentes, estiveram bem e são todos muito diferentes uns dos outros. O maior destaque vai, obviamente, para a Deolinda Kinzimba. Arrasou.

Margarida Marinho deve continuar na SIC após saída de “Poderosas”
Nota: 10/20
Poderá ser a decisão certa ou então não. O papel da Margarida n”O Beijo do Escorpião” foi fraquíssimo, mas a personagem nas “Poderosas” é básica e cliché, consiste em ser a ‘burrinha de serviço’. Uma coisa é certa: a atriz não tem tido muita sorte com as personagens que lhe dão. Está a precisar de uma “Outra”.

“Mulheres” é nomeada para melhor telenovela no Emmy Internacional
Nota: 20/20
Será que Mulheres mereceu a nomeação? Porque é que a TVI não concorreu com “O Beijo do Escorpião”? Será que “Sol de Inverno” também não merecia estar na discussão”? Perguntas à parte, é uma excelente notícia para a ficção portuguesa e para o país em geral. Todo o elenco, autores produção estão de parabéns.

Marcelo Rebelo de Sousa deixa a TVI
Nota: 7/20
Depois do anúncio da candidatura à Presidência da República, era uma questão de tempo até isto acontecer. Não sou propriamente o maior fã do Marcelo mas não tenho dúvidas de que as pessoas gostam bastante dele e os seus comentários vão fazer muita falta ao canal privado (e é por esse ponto de vista que dou nota negativa). Seja como for, é um forte candidato a vencer as Presidenciais.

  • AFONSO:

“The Voice Portugal” regressa este domingo
Nota: 18/20
Mais um bom regresso da RTP1. Já não tenho aquela paciência que tinha para talent-shows, mas mesmo assim a RTP1 consegue sempre surpreender. Os concorrentes são de uma qualidade incrível, que envergonham qualquer programa do tipo na SIC ou na TVI. O júri é excelente (até achei o Carreira comestível) e há uma boa química entre todos, mesmo com a nova cadeira da Aurea. O ritmo característico do programa continua lá, bem como a grande qualidade de produção. É bom que às vezes a RTP1 possa também disputar com a SIC e a TVI. A apresentação é que deixa sempre a desejar… a Catarina Furtado cheira muito a mofo (e é muito chata) e o Palmeirim vai-se safando. Não devo acompanhar, pois já é regra neste tipo de formatos.

Margarida Marinho deve continuar na SIC após saída de “Poderosas”
Nota: 14/20
Já que é para continuar com a SIC, que saia mesmo das “Poderosas”. Nem há muito mais para dizer. Colocar uma atriz destas a fazer uma personagem como aquela devia de ser crime. Toda a novela é um crime. Infelizmente, fazer má televisão ainda não dá prisão. A SIC não vai descansar até fazer uma boa novela, por isso, acredito que o próximo papel dela vai fazer justiça. Senão, é mais uma que nunca devia de ter saído da TVI.

“Mulheres” é nomeada para melhor telenovela no Emmy Internacional
Nota: 17/20
A notícia que surpreendeu toda a gente. A mim inclusive. Ninguém esperava. “O Beijo do Escorpião” tinha muito mais pinta para ir lá para fora, mas não deixo de ficar contente com o reconhecimento de “Mulheres”. Ainda há pouco tempo acabou, com um episódio final de extrema qualidade e muito bem escrito, sem grandes exageros. Foi sempre uma novela que pautou pela diferença, pela forma diferente de como os acontecimentos eram apresentados. Teve também uma realização bem cuidada. Infelizmente, não me parece que vá ganhar… por razões mais do que óbvias.

Marcelo Rebelo de Sousa deixa a TVI
Nota: 10/20
A maior perda da TVI dos últimos anos. Quem garantia a liderança incontestável do “Jornal das 8”. A emissão final especial foi excelente, especialmente por trazerem tanta gente que já estava esquecida na memória de todos nós. É como se agora um bocado da televisão tivesse desaparecido, mas também não podia estar lá eternamente. E é por isso que também acho (por um lado) bom que o professor tenha saído. A missão importante agora é substituir o lugar. Não era um espetador assíduo do comentário, mas era sem dúvida um momento que marcava todos os domingos e é importante que continue. Que venha agora o Ricardo Araújo Pereira (assim espero).

Boa semana, repleta de televisão!