[Edição 11] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Bem-vindos a mais um Avaliação Contínua, a rubrica que pontua os principais temas da atualidade televisiva, pontuações essas dadas por quem mais percebe de TV, os nossos membros.

Passemos então aos temas desta semana:
TVI : novelas no horário nobre de sábado: APROVADO com 10,3 valores
Manuela Moura Guedes no “Quem Quer Ser Milionário?”: APROVADO com 15 valores
Jurados “desconhecidos” no “Factor X”: REPROVADO com 7,8 valores
“Donde Está Elisa?”, a nova adaptação da TVI: REPROVADO com 9 valores.

Dos temas desta semana, metade foi aprovada e a outra metade ficou abaixo de 10 valores. Veja os comentários dos nossos três membros fixos e do convidado.

LEANDRO

-TVI : novelas no horário nobre de sábado
Nota: 9/20
Não gostei do facto da TVI trocar o “Toda a Gente me Diz Isso” e o “OK KO” com “Destinos Cruzados” e “Mundo ao Contrário” na programação de Sábado. Poderá ter sido algo esporádico, uma pequena experiência e espero que assim seja, pois as novelas já são exibidas durante toda a semana e acho que o Sábado devia servir para apresentar outro tipo de produtos.

-Manuela Moura Guedes no “Quem Quer Ser Milionário?”
Nota: 13/20
Foi uma decisão inteligente por parte da RTP, até porque todos já sabemos que polémica é sinónimo de audiência e a Manuela Moura Guedes é uma cara polémica. Acredito que a estreia faça boas audiências, porque toda a gente vai querer ver, principalmente os que criticam a escolha dela como apresentadora. Não acho é que a provável boa onda de audiências na estreia se alastre por muito tempo.

-Jurados “desconhecidos” no “Factor X”
Nota: 7/20
Bom, eu acho que mais importante que o júri são os concorrentes, mas de qualquer forma gostava que os principais rostos dos jurados fossem cantores conhecidos por todos nós, de forma a atrair mais espectadores e mais audiência. De qualquer forma, é melhor ter uma cara desconhecida do que ter um Manuel Moura dos Santos.

-“Donde Está Elisa?”, a nova adaptação da TVI – 11
Nota: 11/20
Às vezes mais vale uma novela adaptada com qualidade do que uma novela original com histórias e personagens clichés. É verdade que já é a segunda num curto espaço de tempo, mas pelo menos o tema principal é polémico e original ao mesmo tempo. Vejamos é se a novela consegue manter o interesse.

JOSÉ RAPOSO

-TVI : novelas no horário nobre de sábado
Nota: 10/20
Não é nada a que a TVI não nos tenha habituado. Acho que é assim que tem de ser numa privada que vê maus resultados nos formatos em que apostou. Claro que é uma falta de respeito para quem via os outros programas. Enfim, não me surpreende.

-Manuela Moura Guedes no “Quem Quer Ser Milionário?”
Nota: 17/20
Acho uma óptima aposta. Uma mulher. Só espero que seja o “Quem Quer Ser Milionário” de toda a vida e não o “Alta Pressão” que era um fiasco. A Manuela estará mais que preparada para este formato.

-Jurados “desconhecidos” no “Factor X”
Nota: 4/20
Não entendo o porque. Aqui deviam estar nomes como: Rita Guerra, Ana Moura, Miguel Ângelo, Tim, Nuno Guerreiro, Rui Veloso, etc… Pois ir buscar uns bons cantores de conservatório mas que ninguém conhece? Não gosto.

-“Donde Está Elisa?”, a nova adaptação da TVI
Nota: 3/20
Para um canal que nos habituou ao melhor da ficção portuguesa isto parece um retrocesso. Não há dinheiro? É verdade, mas não haver ideias de autores consagrados espanta-me mais ainda. E pergunto-me e os autores que não têm oportunidade? Será que não tem direito?

SANDRA

-TVI : novelas no horário nobre de sábado
Nota: 12/20
Pessoalmente, e como já disse anteriormente, gosto de uma programação mais variada e não apenas novelas. Nesse sentido, gostava dos programas que eram transmitidos na TVI ao Sábado porque eram uma opção à ficção que diariamente vive no horário nobre do canal de Queluz de Baixo. Contudo, é claro que as televisões vivem de números e de resultados, por esse prisma foi uma boa opção porque as novelas fizeram bons resultados.

-Manuela Moura Guedes no “Quem Quer Ser Milionário?”
Nota: 16/20
Acho uma excelente opção! A RTP precisa de fazer uma gigante mudança no seu painel para conseguir sobreviver no mundo selvagem das audiências e tenho a certeza que a bombástica Manuela Moura Guedes será uma mais valia. Certamente muita gente irá espreitar, tal como eu, não pelo formato mas pela apresentadora. Um regresso muito aguardado.

-Jurados “desconhecidos” no “Factor X”
Nota: 11/20
Se com isto o Manuel Moura dos Santos estiver fora do painel de jurados, eu aplaudo de pé. No entanto, preferia ver no júri pessoas conhecidas mas competentes. Acho que pessoas mediáticas atraem mais público e se conseguissem um leque de profissionais conhecidos seria bom mas nada de caras bonitas que não percebem de música como aconteceu noutros programas do género.

-“Donde Está Elisa?”, a nova adaptação da TVI
Nota: 14/20
Gostei bastante daquilo que li sobre esta novela. O tema é forte e isso pode ser uma mais valia, além disso é um sucesso por todos os países (e já foram alguns!) por onde passa. É certo que é questionável o facto de se ir buscar algo de fora quando podemos ser nós próprios a construir histórias mas, pessoalmente, entre mais novelas de António Barreira, Maria João Mira e Tozé Martinho, que venha a novela de fora porque senão seria mais do mesmo. A TVI, tal como qualquer outro canal, deveria apostar em novos autores que possam trazer ideias novas mas não acho que esta adaptação seja um tiro no escuro, acho que tem tudo para ser um sucesso.

NELSON

-TVI : novelas no horário nobre de sábado
Nota: 10/20
“OK KO” nunca foi um programa com potencial para horário nobre. Foi um fracasso à semana e manteve os péssimos resultados ao sábado. Tendo sido colocado no início da noite, levou por arrasto os restantes programas, condenando-os ao fracasso. ‘Toda a gente me diz isso’ que tinha feito resultados bastante positivos nas primeiras semanas, caiu para resultados mais fracos quando passou a fazer parelha com ”OK KO”. Fizeram bem em retirar da grelha o “OK KO”, no entanto podiam ter mantido o “Toda a Gente Me diz isso” e os Telefilmes, que à excepção do último sábado, tinham vindo a fazer bons resultados.

-Manuela Moura Guedes no “Quem Quer Ser Milionário?”
Nota: 14/20
A RTP encontra-se num momento em que tem que arriscar para conseguir subir os resultados. A escolha de Manuel Moura Guedes é um risco. Os primeiros programas terão certamente resultados bastante favoráveis ao canal público. No entanto, a questão que se coloca é se estes resultados serão consistentes ou se irão cair ao longo do tempo, tal como aconteceu com o seu ‘amigo’, José Sócrates.

-Jurados “desconhecidos” no “Factor X”
Nota: 9/20
Relativamente aos jurados do “Factor X” pouco se pode comentar até porque as notícias que vêm saindo na imprensa, nem sempre correspondem à verdade. Caso sejam mesmo todos “desconhecidos” acho uma péssima opção. É preciso que pelo menos dois ou três jurados sejam caras conhecidas do grande público e reconhecidas pelo seu talento na música. No entanto, uma cara desconhecida não ficaria mal ao programa, desde que claro, fosse carismática.

-“Donde Está Elisa?”, a nova adaptação da TVI
Nota: 8/20
Os resultados das novelas da TVI estão cada vez piores e os desespero instalou-se em Queluz de Baixo. Se com “Belmonte” ainda se compreendia a aposta numa adaptação, para a substituta de “Destinos Cruzados” já não se compreende. Maria João Mira, Sandra Santos ou Tozé Martinho, nenhum deles conseguiu criar uma história minimamente convincente? E já não falo de António Barreira, pois este acabou de escrever uma novela (pouco conseguida por sinal) e precisa de tempo para pensar em novos guiões. Ao adaptar duas novelas para o horário principal a TVI retrocede no trabalho que havia feito até aqui e é cria uma ‘afronta’ aos autores consagrados que integram a equipa da Plural. Além disso, a escolha da novela para adaptar não foi a melhor. Uma trama que gira em torno de um desaparecimento terá matéria para uma telenovela? É certo que o original só tem 115 episódios, mas duvido que se torne rentável este número de episódios.

Et voilà! Não se esqueça de dar as suas pontuações e comentários aos temas da semana.