[Edição 110] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Logotipo avaliacao continuaBem-vindos a mais uma Avaliação Contínua, a rubrica do Zapping que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa.

Estes são os temas desta semana:

Um dos temas em particular recebeu nota negativa. Mas o voto não foi consensual, saiba porquê:

  • LEANDRO:

SIC volta ao ataque e contrata Sara Matos
Nota: 19/20
A SIC fez uma boa aposta, a Sara é uma das melhores atrizes da sua geração e é uma grande perda para a TVI. Depois da polémica com o Pedro Teixeira e o Lourenço Ortigão era mais ou menos previsível que isto ia acabar por acontecer, mais tarde ou mais cedo. É uma atriz versátil e talentosa que deverá protagonizar a próxima novela do canal.

Conheça a sinopse de “A Impostora”
Nota: 11/20
É uma sinopse “em grande”, disso não tenho dúvidas e acredito que será uma boa novela. Mas não fiquei muito convencido com a história. A Dalila vai certamente arrasar no papel, no entanto as histórias com gémeas estão ultrapassadas e já foram muito usadas no passado (Olhos de Água, Olhos Nos Olhos). A mulher viva que se faz passar pela morta também tem uns toques de “A Outra” e não é difícil adivinhar que a irmã que supostamente está morta não o está, um pouco como aconteceu com o filho da Leonor em Mar Salgado. Comparações à parte, espero ser surpreendido no decorrer da novela com algo que realmente me surpreenda (passo a redundância) e que isto seja muito melhor do que Destinos Cruzados.

SIC abre inscrições para novo “Shark Tank”
Nota: 6/20
Eu juro que tentei, mas não consigo perceber a piada deste programa. Um grupo de pessoas vai ao programa apresentar as suas ideias para negócios, os “tubarões” decidem se querem investir ou não e pronto, acabou. Nunca acompanhei outra versão internacional, por isso pensava que isto tinha mais qualquer coisa para além de ver pessoas a apresentar os seus projetos, mas afinal não. É só isto. Acho pouco.

Falha técnica insólita em “A Quinta”
Nota: 10/20
Não vou dizer que é uma coisa boa, mas também está longe de ser o fim do mundo. Em programas em direto estas falhas acontecem. A Leonor não disse nada de especial e quem vir maldade no que ela disse é porque está de mal com a vida.

  • AFONSO:

SIC volta ao ataque e contrata Sara Matos
Nota: 18/20
Mais uma boa manobra da SIC para estragar os planos da TVI. E com uma péssima experiência em “Poderosas”, a substituta não me parece que vá desiludir. Por isso, fico contente que ela vá e para fazer uma novela boa. Agora, vamos ver é se a conseguem manter… a TVI tem conseguido sempre voltar a buscar a maioria dos atores que deixa fugir. E tendo em conta a popularidade da Sara na TVI, a coisa também pode dar para o torto.

Conheça a sinopse de “A Impostora”
Nota: 14/20
Parece que António Barreira se quer vingar do mau resultado que “Destinos Cruzados” teve. Esta nova trama não é propriamente a coisa mais original (não é mesmo, ainda agora no Chile estreou uma novela basicamente no mesmo molde), mas tem elementos chave curiosos: a aposta na Austrália, o acidente de avião, etc.. Mesmo o tema central das gémeas me parece já um pouco diferente, pelo facto das irmãs se conhecerem e não serem inimigas. Aliás, é aí que o Barreira leva sempre pontos, tenta sempre levar uma novela com um tema central bem marcado. Agora, o problema vai ser o andamento disto. Não tenho grandes expectativas. Se conseguisse copiar a dinâmica de “O Beijo do Escorpião” (que foi altamente concentrada no núcleo principal), mas é muito difícil de prever o que vai sair desta. Por enquanto, o autor só tem uma novela manchada (“Destinos Cruzados”).

SIC abre inscrições para novo “Shark Tank”
Nota: 16/20
Do programa, do qual não acompanhei muito, só fazia mesmo um refresh ao painel, pois ainda há muita pessoa sem carisma para estar à frente da televisão. O resto do programa é 5 estrelas, não precisa de melhoramento nenhum (apesar de haver sempre espaço para melhorar na qualidade dos projetos escolhidos). Gostava era que se focassem mais na perspectiva da versão do programa no Reino Unido, onde há mais imersividade nos números e no aspeto mais técnico da coisa. Mas já não peço grande coisa, sei que estamos em Portugal.

Falha técnica insólita em “A Quinta”
Nota: 7/20
O conteúdo da falha em si não me aquece nem arrefece. Disseram uns palavrões e umas piadinhas sobre uma pessoa insignificante, coisas que todos nós dizemos no nosso dia-a-dia. Por isso, não acho grave. O grave está na incompetência do pessoal da continuidade, que não sabe transmitir uma coisa em condições. E se o problema fosse só no TVI Reality… mas não, nem a generalista escapa. O canal mais visto em Portugal é palco de erros dia sim, dia sim. E com os patrões sempre “fora”, não há ninguém que grite com eles. É ridículo a falta de profissionalismo que existe por trás das câmaras. Nada que não seja habitual… assim como também já é habitual a típica onda de moralismo e vedetismo que aterra no facebook cada vez que alguma coisa destas acontece. É o drama, o horror, o carmo e a trindade!

Boa semana, repleta de televisão!