[Edição 117] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Logotipo avaliacao continuaBem-vindos a mais uma Avaliação Contínua, a rubrica do Zapping que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa.

Estes são os temas desta semana:

Esta semana foi particularmente negativa. Saiba porquê:

  • LEANDRO:

Sílvia Alberto justifica mudança de “Só Visto!” para “Sociedade Recreativa”
Nota: 5/20
A mudança compreende-se, mas o novo nome não lembra a ninguém.

SIC sem programa para as noites de domingo
Nota: 0/20
Uma vergonha. É verdade que a SIC até se tem esforçado para trazer programas diferentes e nenhum resulta ou tem resultado em audiências, mas abdicar de um dos horários mais importantes da televisão portuguesa para colocar um episódio de Poderosas é ridículo. No último Domingo, dia 10, a SIC conquistou um dos piores resultados de que me lembro, perdendo para a RTP e para a TVI por números largos e vai ser este o caminho nas próximas semanas. Não acordem para a vida, não.

José Carlos Pereira integra nova edição do “Dança com as Estrelas”
Nota: 15/20
Parece-me um nome interessante e é uma boa oportunidade para o Zeca “limpar a sua imagem”, digamos assim.

Teresa Guilherme confirma regresso da “Casa dos Segredos” à TVI
Nota: 7/20
Se eu estivesse a comentar esta notícia algures durante o ano passado provavelmente daria um zero, mas depois de ter visto o quão má foi a aposta n’ A Quinta já estou por tudo.
Voltem às regras básicas de um reality-show (sem contacto com o exterior, sem regressos à casa, sem convidados) como faziam no Secret Story 1 e talvez isto ainda tenha ponta por onde se lhe pegue. Só tenho pena que tenham banalizado totalmente a “Voz”.

  • AFONSO:

Sílvia Alberto justifica mudança de “Só Visto!” para “Sociedade Recreativa”
Nota: 10/20
Parece normal quererem fazer desaparecer com a marca antiga, tal como acontece no mundo real das empresas. Faz parte do processo de renovação. Mas, sinceramente, a RTP1 faça o que for, será sempre um flop… por isso, nome igual ou diferente, pouco importa para as pessoas.

SIC sem programa para as noites de domingo
Nota: 2/20
O que é que se há de dizer mais? A SIC está uma verdadeira vergonha. Um canal sem qualidade, sem audiências, sem vontade… nada funciona e a coisa só parece agravar-se, com a SIC a voltar ao saldo vermelho muito em breve. Não acho que haja salvação. O tempo da SIC foi-se, têm de inventar outra coisa completamente diferente. O único ponto positivo da notícia é que assim, pelo menos, salvam-se alguns programas que seriam adaptados pela SIC e, mais uma vez, assassinados. Pode ser que façam sucesso noutra certa estação.

José Carlos Pereira integra nova edição do “Dança com as Estrelas”
Nota: 5/20
Deixem o homem em paz, que também ninguém deste lado anseia pelo seu regresso.

Teresa Guilherme confirma regresso da “Casa dos Segredos” à TVI
Nota: 10/20
Previsível. A Teresa está deveras chateada com os maus resultados do Quintal. Claro que vai querer usar a arma do Secret Story para voltar a recompor-se e esfregar os resultados na cara da concorrência. Vê-se que ela quer vingança… agora, vamos ver se o Secret Story é capaz de ressuscitar (com uma SIC tão fraca como esta de agora, parece fácil). O reality-show, quer queiram quer não, vem sempre dar força ao late-night e ao final da tarde. Por isso, é sempre uma boa ajuda para a TVI. O Quintal foi a prova de como um reality-show só atrapalha o HN e que pode ser realizado em muitos outros horários. Afinal, a TVI conseguiu finalmente liderar os horários das novelas e consolidar a sua posição graças ao reduzido tempo de antena do Quintal.

Boa semana, repleta de televisão!