[Edição 130] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

"

Bem-vindos a mais uma Avaliação Contínua, a rubrica do Zapping que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa.

Estes são os temas desta semana:

Um dos temas em particular recebeu nota bastante negativa. Saiba porquê:

  • JESUS:

RTP1 transmite primeira final da Liga dos Campeões com espetáculo como ‘Super Bowl’
Nota: 17/20
Não gosto de misturas entre música e futebol. E se no Superbowl resulta, aqui parece-me não ter o mesmo efeito – pelo menos, em termos de conjugação dos conteúdos. Mas uma final da Liga dos Campeões, é sempre a FINAL. Além do mais, vai ter um grande duelo madrileno, e quanto mais sumo se tirar dessa final, melhor.

RTP2 estreia novo grafismo ainda em maio
Nota: 0/20
Não percebo a existência deste canal, sinceramente. Muito menos a aposta sobre ele. Dinheiro mal gasto deste há 20 e tal anos.

Trailer de “Rainha das Flores”
Nota: 10/20
A premissa da novela é bem mais apelativa que a de Poderosas, porém, parece-me algo já visto, e que vai seguir a mesma sequência das novelas construídas pela Sobral. Não tenho grandes expectativas, espero ser surpreendido.

SIC muda manhãs de fim de semana com a estreia de nova série
Nota: 0/20
Para quê apostar num horário morto? Para se bater com o Disney Channel Premium? Com o Panda? Mais valia meterem a Júlia ou a Maria Helena com a varinha.

TVI contra-ataca “Globos de Ouro” com novelas
Nota: 15/20
Compreendo a estratégia, dado que ainda não estreou o Masterchef Junior, que irá precisar da sua devida e isolada visibilidade. AUM acredito que dê conta do recado, quanto a SB, tenho as minhas dúvidas. Mas não irão envergonhar a estação, os Globos há muito que perderam a sua chama.

  • AFONSO:

RTP1 transmite primeira final da Liga dos Campeões com espetáculo como ‘Super Bowl’
Nota: 17/20
Não sou fã de futebol, mas adoro a iniciativa. Excelente mesmo era isto tornar-se habitual. O espectáculo do “Super Bowl” é mesmo algo de outro mundo e termos uma coisa (mais ou menos) semelhante na Europa seria um sonho. Ainda bem que a RTP1 vai transmitir. Se o evento conseguir repercussão, poderemos vir a ter artistas ainda mais famosos.

RTP2 estreia novo grafismo ainda em maio
Nota: 3/20
Acho que o grafismo ficou muito mal feito, em comparação com os da RTP1/RTP3. E aquele amarelo, credo… eu não estudei design, mas tenho quase a certeza de que é uma cor “proibida” em televisão. Quer dizer, vê-se perfeitamente que aquilo fica super florescente. Ninguém tinha cabeça para reparar nisso? Parece ter sido feito por outra equipa, completamente a leste. Ponto positivo? O logótipo ser consistente. Só mesmo isso…

Trailer de “Rainha das Flores”
Nota: 14/20
O núcleo principal é surpreendentemente interessante, tendo em conta o enorme cliché que é. Se a novela for bem focada nele, pode ter muito potencial. Porque no resto, vão precisar de muitas procissões a Fátima: núcleos secundários parecem maus e cópias de novelas anteriores da SIC (que já por si, também são todos muito semelhantes). Destacar a Sandra e a Isabel Abreu, que estão excelentes. O Marco Delgado parece também finalmente ter umas nuances diferentes das personagens que faz habitualmente. A realização da novela está excelente! SP sempre a progredir.

SIC muda manhãs de fim de semana com a estreia de nova série
Nota: 20/20
Habemus papam! Até que enfim aquele cancro argentino acaba. Das coisas mais nojentas que passaram na televisão. Ao pé daquilo, as séries originais do Disney Channel são uma maravilha. Quanto à substituta, não faço a mínima do que seja, mas pelas imagens parece ser uma coisa bem mais composta e com cultura. Por isso, é só pontos positivos…

TVI contra-ataca “Globos de Ouro” com novelas
Nota: 10/20
Não aquece, nem arrefece. Jogar o MasterChef neste dia com tantos acontecimentos era um bocado perigoso. As novelas também não estão propriamente em alta para darem luta, mas pronto… não podiam fechar a emissão do canal, não é? (e mesmo assim ainda era capaz de fazer melhor audiência que a SIC).

Boa semana, repleta de televisão!