"

[Edição 20] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Chegou mais uma edição da sua crónica, a Avaliação Contínua! Esta semana tivemos, como habitualmente, quatro membros do nosso fórum a comentarem quatro temas da atualidade televisiva portuguesa.

Fiquem a conhecer os temas, as respetivas médias e todos os comentários e pontuações.

-Portugal participa no Festival Eurovisão da Canção 2014: APROVADO com 16,3 valores.
-SIC não quer reality shows nos próximos tempos: APROVADO com 14,7 valores.
-“À Procura de Elisa” garantida para 2014: REPROVADO com 8,7 valores.
-Mudanças na programação do horário nobre da TVI: REPROVADO com 5 valores.

José

-Portugal participa no Festival Eurovisão da Canção 2014
Nota: 17/20
É uma montra para mostrar o que temos lá fora. Acho que faz falta a qualquer país da Europa. Sabemos que não ganhámos mas é uma noite que apesar de tudo ainda é uma tradição para muitas pessoas. Se quisesse a RTP podia reaviver a chama, tem é que chamar as pessoas certas para o lugar certo.

-SIC não quer reality shows nos próximos tempos
Nota: 19/20
Normal. A SIC não é um canal de reality shows, por isso não tem que apostar neles. A SIC devia e deve-se pautar pela diferenciação nesse capítulo. Vê-se bem que quando quer copiar dá-se mal, como comprova o Portugal em Festa. Aplaudo.

-“À Procura de Elisa” garantida para 2014
Nota: 2/20
Também já esteve garantida noutros tempos. Em primeiro lugar preferir adaptações em lugar de temas novos parece-me um erro enorme, depois, fazer uma série, sim porque isto é uma série, para ficar na gaveta, como muitas outras acho que não faz sentido. Eu acho que esta série nunca irá avançar

-Mudanças na programação do horário nobre da TVI
Nota: 3/20
Péssima gestão. Se queriam aposta no “Secret Story 4” no primeiro horário já o deviam ter feito. A longo prazo isto irá trazer alguns dissabores para a TVI.

Leandro

-Portugal participa no Festival Eurovisão da Canção 2014
Nota: 17/20
É sempre positivo ver o nosso país representado num evento desta dimensão. Espero que a música e a banda sejam bem escolhidas e possam alcançar a melhor qualificação possível.

-SIC não quer reality shows nos próximos tempos
Nota: 15/20
Gosto desta decisão por parte da SIC. Não sei se não apostam nestes formatos por não quererem realmente ou pela falta de dinheiro, mas de qualquer forma é sinal de que vai continuar a haver uma alternativa aos mesmos. Eu acho que um talent-show consegue ser muito mais interessante do que um reality-show, tem é que ser bem produzido.

-“À Procura de Elisa” garantida para 2014
Nota: 12/20
Acho que esta adaptação deveria ter vindo durante este ano, era a altura perfeita. De qualquer forma, vão apostar nela futuramente e tenho a certeza de que vai conseguir bons resultados na mesma.

-Mudanças na programação do horário nobre da TVI
Nota: 7/20
Não gosto nada destas mudanças repentinas. Embora a audiência do “Secret Story 4” tenha sido bastante positiva, “Belmonte” não rendeu tanto como de costume. Achei uma falta de respeito para com os telespectadores. O único ponto positivo é que pode ter sido só uma experiência, visto que esta segunda-feira voltou tudo ao mesmo.

Flávio

– Portugal participa no Festival Eurovisão da Canção 2014
Nota: 15/20
É uma boa notícia. Apesar de Portugal ir sempre lá para ficar nos últimos lugares, algumas vezes injustamente, o Festival da Eurovisão já é uma tradição no nosso País e faz todo o sentido em que estejamos presentes. Espero que a RTP prepare um bom espectáculo no Festival da Canção e que Portugal leve uma canção decente.

-SIC não quer reality shows nos próximos tempos
Nota 10/20
É uma decisão complicada, que tem prós e contras. Por um lado, um reality show se for bom tem o poder de mexer com as audiências de uma estação, consegue ocupar vários horários numa grelha e ainda consegue trazer alguma diversidade à grelha, principalmente a um canal como a SIC que tem 6 novelas em exibição diária. Por outro lado, também tem os seus lados negativos. Principalmente devido ao facto de precisar de ter diários no horário nobre, podendo prejudicar a ficção, deixando a estação em maus lenções quando terminar. Contudo, se fosse bem gerido, a SIC ganhava muito em ter um reality-show.

– “À Procura de Elisa” garantida para 2014
Nota: 12/20
Com tudo o que se tem passado à volta desta novela, afirmarmos que está garantida para 2014 não significa que venha mesmo no próximo ano. Hoje está confirmada, amanhã pode não estar. Infelizmente tem sido desta forma que a TVI tem tratado esta novela. Mas para o bem da estação e para mim enquanto espectador, espero mesmo que venha em 2014.

– Mudanças na programação do horário nobre da TVI
Nota 5/20
Se pensarmos unicamente nos resultados imediatos, as mudanças na grelha até sugiram efeitos. Mas a longo prazo, se a TVI continuasse com a mesma grelha ia matar a sua jóia da coroa (“Belmonte”) e ia passar pela mesma desgraça que passou no pós “Secret Story – Desafio Final” e pós “Big Brother VIP”. Em Queluz lá reflectiram melhor e nesta segunda-feira voltaram à grelha anterior. Para mim, a melhor grelha possível.

Não hesitem em comentar, dando as vossas próprias pontuações. Até segunda-feira!