"

[Edição 21] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Com saudades da Avaliação Contínua? Pois bem, a rubrica que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa está de volta!

A edição desta semana coloca em cima da mesa os seguintes temas, vindos a público nos últimos dias:

– “Chefs’ Academy” é o novo programa da RTP1: REPROVADO com 9,3 valores.
– TVI aposta no “MasterChef” para 2014: APROVADO com 11,8 valores.
– Mudanças no daytime da SIC: REPROVADO com 9,5 valores.
– Cristina Ferreira regressa com “Dança Com as Estrelas 2”: APROVADO com 12,5 valores.

Concordam com as médias finais? Que médias dariam se fossem vocês a avaliar?

Ficam agora todas as pontuações e comentários.

Leandro
 
– “Chefs’ Academy” é o novo programa da RTP1
Nota: 12/20
Não sei bem o que esperar deste programa, visto que foi criado de raíz e não é uma adaptação de algum formato inglês, mas só por isso acaba por ser algo positivo. O tema não é novo, mas também não está muito desgastado (embora venha a haver algo do género na concorrência). É esperar para ver.

– TVI aposta no “MasterChef” para 2014
Nota: 12/20
Não assisti à versão na RTP, mas é certo que este formato é um sucesso. Não esperava que a TVI apostasse em algo do género, até porque me causa alguma estranheza ver um formato internacional que já foi produzido em Portugal, noutro canal português. De qualquer forma, é bom ver algo de novo neste canal, onde tem havido uma overdose de reality shows nos últimos tempos. O Goucha é o apresentador ideal para este programa.

– Mudanças no daytime da SIC
Nota: 10/20
Já há algum tempo que se fala neste assunto, mas até agora não têm havido grandes novidades, até porque não se sabe ao certo o que vai acontecer ainda. Espero que criem novos formatos, com novos apresentadores (uma dupla para as manhãs e a Júlia nas tardes, por exemplo). Não é com reformulações que vão lá.

– Cristina Ferreira regressa com “Dança Com as Estrelas 2”
Nota: 15/20
Não é propriamente uma novidade esta notícia, mas fico contente. O programa não começou nada bem, com aquele incidente de um dos participantes e ainda alguns erros de imagem e gestão de tempo, mas quando encontrou o rumo nunca mais parou. Pessoalmente, gostava de ver concorrentes que não tenham sido convidados da primeira edição, para que não dê uma sensação de dejá vú.
 
Sandra
 
– “Chefs’ Academy” é o novo programa da RTP1
Nota: 14/20
Adoro formatos que envolvam comida e este é diferente no sentido que ensina as próprias pessoas a cozinharem. Fiquei com pena de não me ter inscrito porque até adorava participar! O único ponto mais negativo que vejo é o facto de ter um lado quase exclusivamente didáctico e não tão competitivo pelo que li na imprensa. Mas estou curiosa!

– TVI aposta no “MasterChef” para 2014
Nota: 17/20
Não percebo o porquê da TVI nunca ter apostado em formatos culinários e ter decidido fazê-lo logo no momento em que a RTP apresenta um programa do género. Contudo, centrando-me no programa, adorooooo o formato! Ando completamente viciada no “MasterChef Austrália” e tenho pena que seja já agora em Portugal e não daqui a uns aninhos para me poder inscrever. Sei que as adaptações em Portugal ficam sempre aquém do original mas espero que fique o mais parecido possível. Estou super super ansiosa. Quando ao nome do Goucha, gostei, acho que faz todo o sentido.

-Mudanças no daytime da SIC
Nota: 8/20
Acho que a SIC precisava de uma remodelação total com novos formatos e decidiram manter os mesmos. Não percebo e acho que assim não será a grande mudança que falaram. Fico contente com a saída da Conceição Lino, que desde há muito que anda envolta em polémicas mas quanto ao resto acho que trocar a produtora não basta.

-Cristina Ferreira regressa com “Dança Com as Estrelas 2”
Nota: 14/20
Gostei da 1ª série e já esperava que houvesse uma segunda edição. Espero que o início corra melhor que a 1ª, sem acidentes e que o grupo de concorrentes seja ao mesmo nível do primeiro, espero contar com o João Paulo Rodrigues como já foi falado!
 
José

-“Chefs’ Academy” é o novo programa da RTP1
Nota: 3/20
Não posso falar muito porque não vi, mas isto parece mais uma cena do tipo: «Temos que dar chouriços para a Catarino Furtado dizer que ganha por ter trabalho»… No fundo era preferível a RTP fazer o “Masterchef” ou o “TopChef”.

-TVI aposta no “MasterChef” para 2014
Nota: 8/20
A TVI é um canal de reality, tal como a SIC não o é! Vai correr minimamente bem, mas não liderará e isso é negativo.

-Mudanças no daytime da SIC
Nota: 10/20
Só acredito vendo. Em poucos dias foram tantas as especulações.

-Cristina Ferreira regressa com “Dança Com as Estrelas 2”
Nota: 15/20
Óptima notícia para ela. Será assim tão boa para a TVI? Eu acho que sim.

Paulo
 
-“Chefs’ Academy” é o novo programa da RTP1
Nota: 8/20
Não acredito que o programa contribua positivamente para o desempenho dos sábados da RTP1, ou seja, obtenha shares acima dos 15%, devendo fazer algo em torno dos 10% de share.
Infelizmente o Hugo Andrade destruiu o filão deste género de programa quando abdicou do “Masterchef”. Eu acredito que se tivesse dado seguimento a esta franquia os resultados actualmente poderiam ser muito bons. E acrescento que o “Masterchef” poderia perfeitamente incluir um spin-off “Masterchef: Academia”, como já teve spin-off “Masterchef: Professionals” e “Masterchef: Junior”.
Depois acho que não é programa para exibir na segunda metade do horário nobre.
Pela descrição do programa parece ser um programa mais didáctico do que de entretenimento.
Na minha opinião é uma aposta fraca e fora de tempo da RTP1.

-TVI aposta no “MasterChef” para 2014
Nota: 10/20
Mais uma vez a TVI precisa recorrer às sobras da concorrência… É verdade que bons formatos não abundam no mercado internacional, mas não é um bom sinal da parte da direcção de programas da estação que revela falta de ideias e soluções.
No entanto, pode ser um bom activo na grelha da TVI se colocado no horário certo. Caso contrário será um peso morto. Dito isto, a meu ver só resultará se adoptarem o modelo da versão australiana, exibindo-o de segunda a sexta às 19 horas.

-Mudanças no daytime da SIC
Nota: 10/20
Para já parece que existe muitas dúvidas sobre o que realmente irá mudar no daytime da SIC. O que por si só já não augura nada de bom.
Atendendo ao histórico da estação na reformulação dos seus talk-shows diurnos não tenho grandes expectativas.
Para além da reformulação dos talk-shows haverá mudanças nas produtoras responsáveis, o que cria ainda maior incerteza e instabilidade.
O facto de a SIC recorrer a duas empresas é à partida inédito e estranho e ainda por cima sem experiência neste período do dia.
Por isso, o melhor mesmo será manter tudo como está, mudando apenas as produtoras permitindo que estas montar e afinem uma máquina capaz de responder e corresponder à altura do desafio que enfrentam.

– Cristina Ferreira regressa com “Dança Com as Estrelas 2”
Nota: 6/20
Eu acho que a Cristina Ferreira merece um novo programa. O “Dança com Estrelas” valeu pela experiência a solo da apresentadora, mas os resultados não justificam uma segunda edição.
Mais uma vez a direcção da TVI revela falta de soluções para o seu entretenimento.
É preciso lembrar que os dois formatos inéditos de entretenimento (“A Tua Cara Não Me É Estranha” e “Secret Story”) que mais renderam nos últimos anos são do tempo do anterior director de programas. E neste momento já se encontram praticamente esgotados.
Portanto o actual director de programas enfrenta um enorme desafio ao ter que encontrar substitutos à altura de “A Tua Cara Não Me É Estranha” e “Secret Story”. Não pode continuar por isso continuar a recorrer a formatos já exibidos quer pela TVI quer pelas outras estações, pois os resultados ficarão sempre aquém do desejado.

Não hesitem em deixar as vossas pontuações e opiniões acerca dos temas no Fórum Zapping ou no Facebook. Até para a semana!