[Edição 4] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Quarta edição

Esta é a quarta edição da rubrica Avaliação Contínua. Os temas do momento são avaliados por um painel semanalmente alterável, formado por quem mais discute televisão: Os membros do fórum Zapping. São eles que todas as semanas, em regime de rotatividade dão notas às temáticas que todos comentam nas revistas, sites e fóruns da especialidade.

Esta semana os temas são:

“A Tua Cara Não Me É Estranha 3”  – Aprovado com uma média de 14.3

“Doce Fugitiva” – Aprovado com uma média de 12

Reviravolta nas audiências: SIC e TVI renhidas – Aprovado com uma média de 18

Mudanças na RTP1: Troca do “Odisseia” e “Depois do Adeus” – Reprovado com uma média de 4.7

Pormenorizadamente, veja o que cada um pensa dos temas que fizeram notícia esta semana.

 Miguel Valério

“A Tua Cara Não Me É Estranha 3” – Nota 12

Com um casting mais fraco que nas outras edições, o programa surpreendeu pela positiva. O destaque natural vai para a vencedora, Inês Santos.

Fernanda Serrano substituiu bem Alexandra Lencastre e integrou-se num júri agora muito mais linear. Interessante ainda (gossip) o confronto, ainda que só visual, entre Mafalda Bessa e Fernanda Serrano.

“Doce Fugitiva” – Nota 9

As novelas quando são boas, são boas. Veja-se Páginas da Vida ou Tempo de Viver. Esta novela foi feita às pressas para combater Floribella e na altura cumpriu a sua missão. Agora parece ter a vida muito mais complicada, num horário onde ainda não está toda a gente em casa. É uma repetição com 5 anos a competir com outra do dia anterior. Por enquanto saldo bastante positivo para Fina Estampa.

Reviravolta nas audiências: SIC e TVI renhidas – Nota 17

O Secret Story ocupava cerca de 4 horas diárias na TVI e ainda estava presente no Você na TV! e no A Tarde é Sua. Para os que pensavam o contrário, ficou provado que o reality show era o segredo da TVI para equilibrar o daytime arrasador e um horário novre mais fraco. Agora ficou só o daytime arrasador… e não chega!

Mudanças na RTP1: Troca do “Odisseia” e “Depois do Adeus” – Nota 0

Acho um crime esta mudança. Não que me afete. Posso gravar, ver na net, puxar a emissão. Ou seja, vejo o que quiser à hora que quiser. Mas porquê esta mudança? Audiências? Então têm de mudar da meia-noite até às 23:59. É que está tudo mal…

 Leandro

“A Tua Cara Não Me É Estranha 3” – Nota 15

Não vi a estreia, apenas acompanhei alguns momentos exibidos no “Você na TV”, mas achei que esteve à altura das expectativas.

O programa teve boas interpretações, nomeadamente a da Inês Santos (e da Liliane Marise, claro!) e também teve bons momentos de humor proporcionados pelos apresentadores e pelo júri. A referência ao “Cenário Inclinado” é que era dispensável.

“Doce Fugitiva” – Nota 13

Na minha opinião a reposição de “Doce Fugitiva” foi uma boa aposta, até porque já estava na hora de parar de repetir episódios do dia anterior às 18h. É uma novela leve e divertida, com um bom núcleo principal e com boas interpretações, principalmente da personagem da Maria João Luís. Acredito que melhore as audiências com o tempo.

Reviravolta nas audiências: SIC e TVI renhidas – Nota 19

Este equilíbrio entre a TVI e a SIC acaba por ser algo bastante positivo. Em primeiro lugar porque desperta uma maior curiosidade geral em ver as audiências do dia anterior (saber quem venceu o dia, por quanto, etc…), e em segundo porque agora que a TVI perdeu a sua supremacia e a SIC está perto de conseguir a liderança semanal ambas irão ter uma maior preocupação com os telespectadores e em melhorar a sua grelha televisiva para nos agradar. Melhor para nós.

Mudanças na RTP1: Troca do “Odisseia” e “Depois do Adeus” – Nota 9

Não me parece que a troca destes dois programas tenha sido uma boa aposta. Se por um lado poderá dar maior visibilidade a “Odisseia”, por outro irá prejudicar “Depois do Adeus”, atirando a série para o Domingo e a combater com “Vale Tudo” e “A Tua Cara Não Me É Estranha 3”. Agora é aguardar para ver.

Diogo

“A Tua Cara Não Me É Estranha 3” – Nota 16

“A Tua Cara Não Me É Estranha 3” estreou em grande e não ficou em nada atrás das edições anteriores. A Inês Santos é, por certo, a verdadeira rainha deste programa.
A Fernanda Serrano foi uma substituta a altura de Alexandra Lencastre, mas a divã vai deixar muitas saudades. Liliane Marise uma vez mais encantou o ecrã.
Noto porém algum certo de favoritismo nos votos dos júris e, passo a citar dois nomes: Nicolau Breyner e João Didelet.

“Doce Fugitiva” – Nota 14

Este foi um bom regresso. Uma novela lowcost que na altura foi feita à pressa para responder a “Floribella”.
Eu teria apostado em “Mundo Meu”, mas já era altura dos canais privados apostarem de vez no horário das 18:00. Agora é ver se a escolha foi acertada…

Reviravolta nas audiências: SIC e TVI renhidas – Nota 18

Finalmente! Há muito tempo que não acordava para ver quem ganhou as audiências, sem saber que era a TVI. Espero que os monopólios acabem de vez. E que a RTP1 se junte à festa!

Mudanças na RTP1: Troca do “Odisseia” e “Depois do Adeus” – Nota 5

Esta medida é trágica. Hugo Andrade quer uma nova RTP1, mas não passa da mesma RTP1. Depois de Maternidade, Bruno Nogueira lá foge para os sábados. Não sei até que ponto o seu público está em casa nesse dia.
Mas também… “Depois do Adeus” acabou por ser promovida. O Domingo, tal como aconteceu com “Conta-me Como Foi” é o horário desta grande série.