[Edição 6] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

O ‘Avaliação Contínua’ está de regresso… e com algumas mudanças. A partir de agora, a rubrica será composta por de três elementos fixos e um convidado que varia todas as semanas. O ‘Avaliação Contínua’ passa assim a semanal.

Os temas desta semana:

Escolha de “OK KO” para o horário nobre da TVI: REPROVADO com 9,3 valores.
Segunda temporada para “Bem-vindos a Beirais”: APROVADO com 10,5 valores.
“Cante Se Puder” para os domingos da SIC: APROVADO com 13 valores.
“Dança com as Estrelas” para os domingos da TVI: APROVADO com 14,8 valores.

José Raposo

-Escolha de “OK KO” para o horário nobre da TVI
Nota: 6/20
“OK KO” foi uma aposta arriscada na TVI, primeiro porque houve logo comparações com o “Salve-se Quem Puder”, e depois porque essas comparações comprovaram-se por ser uma dupla de apresentadores, pela mecânica ser a mesma, pelos fatos dos concorrentes serem muito parecidos e pelo estúdio até ser construído como o de “Salve-se Quem Puder”. Ao fim de uma semana os resultados de “OK KO” foram baixando. A TVI parece não ter dinheiro para novelas e por isso aposta em programas simples e este é apenas mais um dos que existe atualmente. No final de contas será uma aposta negativa.

-Segunda temporada para “Bem-vindos a Beirais”
Nota: 8/20
Hugo Andrade já mostrou que quer mudar a fase da RTP1 (sendo para o bem ou para o mal) e esta ideia de colocar novelas disfarçadas de séries em horário nobre parece-me muito bem. Contudo é o horário muito competitivo atualmente e a RTP1 entrou tarde para essa guerra. “Sinais de Vida” era melhor que “Bem-Vindo a Beirais”. Mas esta é mais light e bom para uma noite de Verão. Penso que a aposta numa segunda temporada não devia acontecer.

-“Cante Se Puder” para os domingos da SIC
Nota: 16/20
Do que vejo através da publicidade acho que acertaram na dupla de apresentadores. O humor do César e o facto da Andreia adorar os bichos todos e andar a atirar água para cima dos concorrentes, como a publicidade mostra é sem dúvida uma mais valia. Será verdade que a concorrência pode, repito, pode ser mais fraca, mas se a SIC não colocar este programa no cimo da tabela dos mais vistos é mesmo por culpa da qualidade da concorrência.

-“Dança com as Estrelas” para os domingos da TVI
Nota: 16/20
O ponto mais positivo deste programa é ver a Cristina Ferreira sozinha, vamos ver como se safa. A TVI vai apostar no “Dança Comigo”, da RTP1, mudando, parece-me, o que a RTP1 transformou numa gala de vestidos da Catarina Furtado, para um programa jovem, alegre e com pouca dança clássica (acho que irão apostar mais em hip hop, rap e assim). Aqui pode ser o ponto positivo. É um programa para líderar. Vamos ver se a concorrência deixa.

Sandra Rodrigues

-Escolha de “OK KO” para o horário nobre da TVI
Nota: 13/20
O formato não é propriamente original na televisão portuguesa, uma vez que é muito semelhante ao “Salve-se Quem Puder” que passou na SIC, mas acho que é uma boa alternativa a telenovelas. Marca a estreia em televisão de Vera Fernandes e acho que se saiu muito bem! Tomara que todas as estreantes fossem assim tão boas. Quanto ao João Paulo, gosto dele mas acho que exagera um pouco ao falar com a modelo que anuncia as rondas.

-Segunda temporada para “Bem-vindos a Beirais”
Nota: 14/20
Tem sido difícil para a RTP conseguir bons resultados com os seus produtos mas o “Bem-vindos a Beirais” é, sem dúvida, uma aposta ganha. A primeira correu bem e acho que foi uma opção correta apostar na segunda.

-“Cante Se Puder” para os domingos da SIC
Nota: 15/20
É um programa irreverente e diferente e é sempre de louvar quando uma estação aposta nisso. Acho que peca por não ser em directo, percebo que não seria exequível fazê-lo mas, a meu ver, tira um pouco a emoção ao programa. Alguns desafios fazem lembrar o “Fear Factor” e fazem-me um pouco impressão, não consigo ver. Quando aos apresentadores, gosto mais de ver a dupla Andreia/César aqui do que no “Gosto Disto”. Acho que estão com boa quimica.

-“Dança com as Estrelas” para os domingos da TVI
Nota: 16/20
Pessoalmente gosto de dança e era uma grande fã do “Dança Comigo”. Acho que o formato é semelhante mas que tem muitas diferenças. Adoro o lote de concorrentes, são figuras queridas do público e é difícil ter um só favorito. A escolha das músicas, apesar de eu as adorar, acho que nem sempre têm a ver com o estilo escolhido. Em relação à concorrência, acho que está um passo à frente por ser em direto e isso, claro, dá outra dinâmica.

Leandro

-Escolha de “OK KO” para o horário nobre da TVI
Nota: 10/20
Apesar de ser um espectador assíduo do “Salve-se Quem Puder” da mesma produtora, não gostei muito do programa em si. Acho que é daqueles que cansa rapidamente, pois apesar de haver desafios diferentes, o mecanismo é sempre o mesmo com a luva a empurrar os concorrentes para a água. Por outro lado, é também uma alternativa aos que não apreciam novelas e que fugiam para o cabo a essa hora. Sobre os apresentadores, acho que a Vera se estreou em televisão com o pé direito. Já sobre o João Paulo, não há muito a dizer, continua com a mesma postura e o mesmo registo.

-Segunda temporada para “Bem-vindos a Beirais”
Nota: 14/20
Quando as coisas correm bem, merecem ter uma nova temporada/edição. “Bem-vindos a Beirais” conseguiu levantar o horário onde é exibido, que estava completamente na lama aquando ocupado por “Sinais de Vida”, que raramente fazia mais de 5% de share. É uma série que se vê bem, daquelas a que a RTP já nos habituou, mas mais virada para o quotidiano de uma aldeia/vila. A série agradou e será assim prolongada.

-“Cante Se Puder” para os domingos da SIC
Nota: 15/20
Acho que o “Cante Se Puder” foi uma boa aposta por parte da SIC. É um programa mais leve (apesar de ter algumas cenas que podem chocar os mais sensíveis) e descontraído, que também se enquadrava muito bem ao sábado à noite. O facto de ter concorrentes anónimos e famosos dá também uma harmonia ao programa. Destaque para os apresentadores César Mourão e Andreia Rodrigues, que fazem uma bela dupla. Como ponto negativo tem apenas o facto de não ser em direto.

-“Dança com as Estrelas” para os domingos da TVI
Nota: 15/20
Nunca gostei muito de programas sobre dança, mas é sempre interessante ver actores, cantores, futebolistas ou toureiros a saírem da sua zona de conforto e a dançarem estilos como valsa, chá-chá-chá ou jazz. O ponto mais forte é mesmo esse, o facto dos concorrentes serem caras bem conhecidas do público e serem das mais fortes da estação. Sobre a apresentadora, Cristina Ferreira, acho que podia ter estado melhor, faltou-lhe algum ‘glamour’ para a situação, é algo a melhorar. De realçar o profissionalismo de todos os envolventes, que seguiram com o programa, mesmo com um colega no Hospital em estado grave.

Paulo

-Escolha de “OK KO” para o horário nobre da TVI
Nota: 8/20
O “OK KO” é mais um exemplo de como os canais generalistas não passam sem se copiarem uns aos outros, mesmo naquilo que cada um tem e faz de pior.
Era de esperar que com a mudança de Diretor-Geral se corrigisse o desnorte vivido no canal, no entanto isso não aconteceu e o horário nobre continua a ser remendado sem fim à vista!
É um mau programa e como tal as audiências não tardarão a corresponder, empurrando a TVI para mais uma crise de audiência que poderá ser suficiente para pôr em risco a liderança no “all-day”, que será certamente penalizador para os programas da próxima rentrée, em particular para “Belmonte” que em princípio deverá assumir o horário de “OK KO” nas ruas da amargura.

-Segunda temporada para “Bem-vindos a Beirais”
Nota: 6/20
Eu não concordo com ficção diária em horário nobre na RTP1. Este é um modelo dos canais privados e a estação pública deveria procurar fazer a diferença, quer nos conteúdos oferecidos – evitando o mesmo tipo de oferta, quer nos formatos.
Esta é a segunda vez que prolongam esta série/novela, primeiro encomendaram mais episódios e agora aumentam a parada e encomendam uma segunda temporada. Como está mais que comprovado este tipo de gestão conduz a uma degradação do produto, gerando uma avaliação ainda mais negativa.
Depois é mais uma das incongruências da atual Direção que apregoa uma coisa e faz outra.

-“Cante Se Puder” para os domingos da SIC
Nota: 6/20
A SIC continua a apostar numa linha de entretenimento pouco eficaz. Este programa assim como os seus antecessores não deverá marcar a diferença no horário. Na minha opinião, a SIC continua a baixar a fasquia nos conteúdos emitidos, construindo uma imagem cada vez mais negativa do seu entretenimento. Para agravar a situação terá de recorrer a uma reposição para completar a programação da noite. Este programa era completamente dispensável podendo ter recorrido a ‘prata da casa’, investindo tudo no programa da próxima rentrée. No entanto nenhuma das coisas acontecerá, estando confirmado o “The X Factor” para a rentrée que a meu ver não responderá às necessidades da estação. Este faria algum sentido nas noites de sábado atendendo ao perfil de programa, à sua duração e aos conteúdos habitualmente emitidos pela SIC.

-“Dança com as Estrelas” para os domingos da TVI
Nota: 12/20
De entre todas as novidades apresentadas pelos canais generalistas neste verão, o “Dança com as Estrelas” é sem dúvida o que gera maior expectativa, essencialmente devido ao facto de ser o primeiro projeto a solo de Cristina Ferreira.
Não é um formato inédito na televisão portuguesa, mas o hiato de cinco anos entre as duas versões e a nova roupagem com que deverá ressurgir deverão ser suficientes para assegurar bons resultados para a TVI.
Pelo menos a TVI continua a pautar-se pela ‘grandiosidade’ dos programas emitidos no domingo à noite, o que tem o seu valor e isso depois reflete-se nas audiências.
De notar ainda que é mais formato perdido pela RTP para a concorrência depois de acontecer o mesmo com o “Aqui Há Talento!”.