[Edição 88] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Logotipo avaliacao continua

Bem-vindos a mais uma Avaliação Contínua, a rubrica do Zapping que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa.

Eis as notícias Zapping associadas aos temas desta semana:

Criadora de “Friends” descarta regresso da série
Logotipo de “Poderosas”
“Cartas da Alma” passa para as manhãs da TVI
TVI constrói cidade cinematográfica para Santa Bárbara

Sans titre
Esta semana tivemos uma das piores médias de sempre na Avaliação Contínua. Vejamos porquê.

  • LEANDRO:

Criadora de “Friends” descarta regresso da série
Nota: 0/20
Bom, sou muito suspeito para falar. Tenho andado a ver a série pela primeira vez (cheguei apenas a ver alguns episódios soltos na RTP2) e estou a adorar, é excelente, nunca vi nada igual. Logicamente, fiquei triste com esta notícia. Acho que um filme de Friends, por exemplo, iria ser um sucesso de bilheteira e iria saciar as saudades dos fãs. Não concordo com a ideia de que não faz sentido uma sequela porque eles já não são novos e já construíram uma família, acho que os amigos são para a vida ou pelo menos deveriam ser. Até porque, excluindo a Jennifer Aniston, nenhum dos outros tem tido grande sucesso. Penso que talvez a recusa de um ou dois atores seja o verdadeiro motivo, não acredito que os autores tenham enjoado da série a ponto de não terem criatividade ou disposição para criar um simples plot de uma hora e meia.

Logotipo de “Poderosas”
Nota: 6/20
Não gosto, acho muito juvenil e o tipo de letra é semelhante ao de ‘Sol de Inverno’.

“Cartas da Alma” passa para as manhãs da TVI
Nota: 0/20
Sem palavras. É das decisões mais ridículas de sempre. Além de imitar a concorrência, ainda colocam um programa sem categoria nenhuma, do mais rasca que existe em plena manhã. Não sou grande crente em tarot, mas se ainda dou o benefício da dúvida nos programas da Maya ou da Maria Helena, aqui é impossível. As ‘almas’ estão claramente a gozar com a cara de quem liga, percebem tanto do assunto como eu.

TVI constrói cidade cinematográfica para Santa Bárbara
Nota: 15/20
Eu gosto destas cidades cinematográficas, acho que dão outra dimensão à novela. Óbvio que tem os seus custos, mas penso que valerá a pena quando for apresentado o resultado final.

  • BROWNS:

Criadora de “Friends” descarta regresso da série
NOTA: 0/20
Porque não fazer regressar “Friends”? Não entendi. Era uma excelente série e a sua autora diz que está descartada a hipótese de voltar. Como não percebo os motivos (por serem descabidos) que levam a autora pensar deste modo, visto a comédia ser imprescindível para a nossa vida e televisão, dou um redondo 0.
Os motivos que a própria desvendou não foram plausíveis. “um tempo na vida em que os amigos eram a família uns dos outros”. Agora já não é assim? Pode ser e pode não ser. De qualquer das formas, é uma ficção, não corresponde concretamente à realidade.

Logotipo de “Poderosas”
NOTA: 5/20
Pessoalmente, achei o logo muito alternativo, ou melhor as suas cores, porque o tipo de letra utilizado neste assemelha-se ao de “Sol de Inverno”, se não é o mesmo. Não faz parte dos meus gostos pessoais, e embora tenha gostado do logo de “Sol de Inverno”, deste já desgostei. A mistura entre branco e vermelho faz-me impressão e aversão, simultaneamente. O fundo também é horrível. Conclusão: Parece que estamos perante um logotipo de série animada.

“Cartas da Alma” passa para as manhãs da TVI
Nota: 0/20
É este tipo de atitudes que uma estação privada do calibre da TVI não deve tomar (mas esse calibre tem-se desvanecido tanto, mas tanto… Copiar o adversário, fazer render as manhãs (tendo 760 já no late-night) e ainda colocar um programa de carácter duvidoso. Apesar do horário pouco importar, a TVI não devia estabelecer um princípio prioritário de 760. Sim, porque decerto a TVI não se orgulha de ter um produto como estes neste horário. Certamente! Querem-nos, porque ainda consegue ser rentável. O Diário da Manhã de certeza que não dá receitas das próprias pessoas, alienado à publicidade. Só dá ,e muito pouca, rentabilidade publicitária. Cartas da Alma surge, certamente, para colmatar o dispêndio exagerado em A Única Mulher, Masterchef, Money Drop e Dança com as Estrelas.
Em relação ao programa, todos sabemos a nulidade de conteúdo que é, e além do mais, consultas sem veracidade ou credibilidade alguma. As pessoas que para lá ligam, certamente, gozam e riem às gargalhadas com discursos idiotas, sem fundamento algum. No Youtube, até é possível encontrar vídeos, onde está explícita a qualidade das supostas astrólogas e os fails também da produção. O homem que ligou para lá que queria saber o futuro da filha recebeu como resposta: É possível que esteja a namorar, mas… só tem 4 anos! Fiabilidade acima de tudo. Pelo menos, a Maria Helena no canal do lado tem a sua fiabilidade, dentro da veracidade que as consultas têm. É sempre preferível um programa, cujas notícias são repetidas de hora a hora (porque vão entrando sempre novos telespectadores) do que um programa que não acrescente nada à TV, e que ainda se aproveite de pessoas, com âmbito de lhe darem uma consulta avaliada em 30 euros, mas que de credibilidade nada tem.

TVI constrói cidade cinematográfica para Santa Bárbara
Nota: 9/20
Sinceramente, não aprecio nem apoio a construção de cidades fictícias para a produção de produtos ficcionários. Aquela magia de se gravar ao ar livre, eventualmente junto ao público, e das paisagens reais perde-se. A cidade tem de se assemelhar à realidade, e todo o cuidado é pouco. É um processo demorado, trabalhoso. Se está construída, tenho receio do que virá aí. Dizem que é bela, mas nunca será tão bela que a realidade. Sim, poupa atores, técnicos e certamente só foi construída para poupar muito dinheiro, a longo prazo, mas não me parece, de todo, bem e, eventualmente, acolherá quase todos os próximos projetos de ficção que a TVI fizer. Não foi em vão que a ela a fez, só para SB…

  • AFONSO:
Criadora de “Friends” descarta regresso da série
Nota: 18/20
Não sou um fã muito grande da série, mas até gosto. Acho a decisão a mais acertada. Em séries cómicas, acho que não faz muito sentido haver continuidade, especialmente continuar uma coisa que já acabou há uma data de anos. Por isso, se precisam assim tanto de uma comédia, que façam uma nova. Para além de que o tempo de Friends já lá foi e a maneira de fazer comédia também já evoluiu, basta ver “Modern Family”. Já nada funciona como antigamente.

Logotipo de “Poderosas”
Nota: 5/20
Muito desiludido. O nome por si só já era um bocado fatela, mas tinha esperança de um logótipo pomposo e luxuoso. Afinal, sai-nos uma versão sem graça, barata e básica de um título género “Marvel”. Nem as cores são coerentes entre si. Também remete para a fonte utilizada no logótipo de “Sol de Inverno”, outro também feio. Para uma estação que ainda há pouco revelou o logótipo de “Mar Salgado”, este é muito pobre. E, ou muito me engano, ou cheira-me que a Globo é que tem salvado os logotipos. O único ponto positivo é a originalidade, mas isso já nem tem sido um grande problema nas últimas produções portuguesas.

“Cartas da Alma” passa para as manhãs da TVI
Nota: 2/20
Mais uma decisão completamente irracional por parte da TVI. E mais uma em que iguala a sua programação à da SIC. Sinceramente, é cada vez mais difícil acreditar que haja humanos por trás destas grelhas. Não é suposto sermos a espécie mais inteligente? Então, o “Você na TV” tem subido novamente para a marca dos 30% Share e o “Diário da Manhã” anda cada vez melhor, e vão estes senhores espetar um programa de vidência no meio? Para quê? E nem vou comentar a qualidade duvidosa do programa, porque tinha de preencher mais 30 linhas!

TVI constrói cidade cinematográfica para Santa Bárbara
Nota: 15/20
É sempre bom vermos que há investimento nas produções portuguesas, especialmente depois de apostarem tanto em “A Única Mulher”. A força de vontade da TVI é cada vez mais evidente. Se a cidade for bem feita e se consiga retirar vários ângulos diferentes, é um excelente investimento e uma excelente forma de poupar viagens para o Norte. Além disso, teremos mais facilmente cenas feitas no exterior, o que é sempre agradável. No entanto, já sabemos também o que a casa gasta e não vai ser muito bom sinal se começarem a abusar e a utilizar a mesma cidade para as próximas 1500 novelas (tal como o mau exemplo da Rua das Artes, nos “Morangos com Açúcar”). Esperar para ver.

Até segunda-feira! Boa semana, repleta de televisão!