[Edição 90] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Logotipo avaliacao continua

Bem-vindos a mais uma Avaliação Contínua, a rubrica do Zapping que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa.

Eis as notícias Zapping associadas aos temas desta semana:

“Praça da Alegria” pode regressar à RTP1
Canção do genérico de “Poderosas”
Luciana Abreu mantém-se no “Grande Tarde”
Sara Matos não renova exclusividade com a TVI

Sans titre
Esta semana apenas um dos temas foi aprovado. Vejamos porquê.

  • LEANDRO:

“Praça da Alegria” pode regressar à RTP1
Nota: 3/20
Não faz sentido nenhum regressar ao passado. A transferência da ‘Praça’ para a cidade de Lisboa e as mudanças no painel de apresentadores acabaram totalmente com aquilo que restava da identidade do programa. O ‘Agora Nós’ tem cumprido perfeitamente com o seu papel, a dupla é jovem e tem química e é um programa com uma boa margem de progressão. Não mexam no que está bom.

Canção do genérico de “Poderosas”
Nota: 10/20
Nem boa nem má. É forte e fica na cabeça, mas também não fiquei grande fã da música em si. Podia ser melhor.

Luciana Abreu mantém-se no “Grande Tarde”
Nota: 9/20
Nunca mais vi o programa, mas sempre achei que a Luciana estava um pouco deslocada comparativamente ao Baião e à Andreia. Penso que ela poderia ficar apenas a cargo dos momentos de humor e ser afastada da apresentação em si, até porque três apresentadores é demais para um programa destes.

Sara Matos não renova exclusividade com a TVI
Nota: 2/20
Acho que é um grande revés para o canal de Queluz. A Sara é uma das melhores atrizes da sua geração e justificava-se perfeitamente se a ‘blindassem’ com um contrato de exclusividade, para a afastar dos canais da concorrência. Vamos ver o que acontece.

  • BROWNS:

“Praça da Alegria” pode regressar à RTP1
Nota: 8/20
Essa decisão a ser implementada e efectivada teria de ser com um planeamento reforçado, pois o formato acabou em Lisboa muito debilitado e em setembro as manhãs da RTP ganharam cor com Agora Nós, embora este tenha traços antagónicos de talk-show “feliz” (humor) e “infeliz” (demasiada deprimência com histórias de vida excessivamente dramáticas)
O Praça da Alegria apenas poderia voltar em Abril de 2016, o mínimo e teria de ser conduzido, novamente, pela dupla do Porto: Sónia e Jorge Gabriel, com conteúdos agradáveis, sem cair na “cópia” da oferta das estações privadas SIC e TVI.

Canção do genérico de “Poderosas”
Nota: 14/20
Eu gosto, mas muita gente já não gosta. Depende. Mas é certo: Eu gostei da vocalidade e do ritmo, aprecio vozes femininas mais fortes. Assim como muita gente, ainda só tive oportunidade de ver cantar a vocalista ao vivo, mas espero uma boa versão de estúdio. O que me deixa mais efusivo é o refrão. Além disso e mais importante, a música enquadra-se bem na telenovela! Quem souber a sinopse da novela e interiorizar a letra da música, vai descobri-lo!

Luciana Abreu mantém-se no “Grande Tarde”
Nota: 5/20
A meu ver, o contributo dela no programa é negativo. Se a SIC faz questão que ela continue no programa, pelo menos que seja uma só vez por semana. Inicialmente, até estava a gostar do seu trabalho, mas denoto um humor muito forçado, enquanto Fatinha e enquanto apresentadora, mais uma vez tem uma relação com o público muito forçada. Enquanto comunicadora ainda não vale muito, para mim, sem querer desvalorizar o seu trabalho.

Sara Matos não renova exclusividade com a TVI
Nota: 0/20
A TVI parece um canal com diretores e diretrizes um pouco perturbados. Ponto. Renovam contratos com outros atores bem mais fracos, mas com a Matos, uma autêntica estrela-revelação não. Certo! É esse o caminho a seguir … para que o canal ainda se afunde mais, no que diz respeito à ficção.

  • SANDRA:
“Praça da Alegria” pode regressar à RTP1
Nota: 5/20
Para mim não faz sentido voltar atrás no tempo e recuperar um programa que chegou ao fim porque não acrescentava nada de novo. Agora, voltar? Gosto do “Agora Nós” e acho que é bem mais actual e acrescenta muito mais à televisão. Quanto a apresentadores, também prefiro a Tânia e o José Pedro ao Jorge e à Sónia. Tudo o que seja evoluir, gosto. Andar para trás, não.

Canção do genérico de “Poderosas”
Nota: 7/20
Não me agrada muito. Não a acho cativante, não me fica no ouvido e não gosto muito da voz. Para genérico, preferia uma outra coisa, mais “poderosa”.

Luciana Abreu mantém-se no “Grande Tarde”
Nota: 10/20
Luciana na novela, Luciana com os golfinhos e ainda Luciana no “Grande Tarde”? Não sei se não será exagerado, sobretudo por a Luciana ser daquelas pessoas que quando quer consegue mesmo enjoar. Ainda assim, pode de facto resultar se a sua participação no programa for curta e “cirúrgica”. Contudo, e quanto às polémicas com a Andreia, a serem verdade, acho que a deviam retirar pois acho que o ambiente nos bastidores também é fulcral para o sucesso de um programa e quezílias não ajudam.

Sara Matos não renova exclusividade com a TVI
Nota: 5/20
Para a TVI acho que esta é uma péssima notícia. A Sara é uma excelente atriz, provou-o n’ “O Beijo do Escorpião” e não me parece que seja positivo perdê-la para a SIC, que se for inteligente é quem a vai buscar. Acho que a Sara tem ainda muito para dar e tendo em conta que a TVI anda a ser ultrapassada pela SIC no que toca à ficção, não me parece inteligente deixar escapar grandes figuras.

Até segunda-feira! Boa semana, repleta de televisão!