[Edição 91] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Logotipo avaliacao continua

Bem-vindos a mais uma Avaliação Contínua, a rubrica do Zapping que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa.

Eis as notícias Zapping associadas aos temas desta semana:

Portugal eliminado da “Eurovisão”
Novos nomes confirmados em “A Cor do Destino”
“Golfinhos Com as Estrelas” suspenso pela SIC
Aplicação do “Você na TV”

Sans titre
Esta semana apenas um dos temas foi reprovado. Vejamos porquê.

  • SAMUEL:

Portugal eliminado da “Eurovisão”
Nota: 5/20
Não sei bem o que dizer. Podia escrever um romance trágico com esta história. Se há um problema? A RTP! Como é que é possível verem o problema (enviarmos canções que simplesmente não resultam lá fora) e continuarmos, ano após ano, a fazer figura de palhaços na “Eurovisão”. Eu devo dizer que “Há Um Mar Que Nos Separa” não é má, mas passa despercebida no meio de tanta qualidade. Há que mudar o processo de escolha das canções e dar ao público a oportunidade de escolher o que bem entender, bem antes das semifinais. Já levámos muita coisa boa à “Eurovisão”. Há que mudar tudo o que for necessário para o voltarmos a fazer.

Novos nomes confirmados em “A Cor do Destino”
Nota: 15/20
São bons nomes, na linha do que a SIC tem vindo a conseguir. Nota positiva sobretudo para o Diogo Martins e para a Matilde Miguel, que já deve estar mais “afinada” do que em “Rosa Fogo”.

“Golfinhos Com as Estrelas” suspenso pela SIC
Nota: 8/20
Por um lado acho bem que a SIC tenha dado um passo atrás, mas por outro, penso que deixaram a polémica acontecer para virem agora, um pouco tarde demais, acabar com tudo. Isto depois de terem sido avançados alguns nomes para o formato. Penso que a SIC deve ter algo guardado no escritório que possa utilizar aqui, mas coisa boa não deve vir.

Aplicação do “Você na TV”
Nota: 18/20
Já instalei a aplicação e gosto bastante. É intuitiva e permite ao público interagir com o programa, passando por opiniões, votações, etc. Estamos na era das aplicações, por isso não me admira este lançamento. Se todas as aplicações da TVI tiveram a mesma qualidade desta, estaremos bem servidos.

  • NUNO:

Portugal eliminado da “Eurovisão”
Nota: 7/20
Inicialmente, pensei que a nossa música era boa para passar a final porém ao ouvir músicas como a da Bélgica, da Suécia ou da Austrália, comecei a perceber que mais uma vez os outros países levaram um tipo de música moderno e atual e nos levámos o mesmo estilo de música que levávamos há 25 anos. O grande problema é que enquanto os outros países se adaptaram e levam música atual e moderna, nós continuamos com a história da música ligeira cantada em português. Será que assim vamos a algum lado? A resposta é não, a RTP precisa de convidar outros compositores, outros cantores e procurar outros estilos. Apesar disso, pretendo sempre apoiar Portugal e achei um pouco injusta a sua não-passagem à final.

Novos nomes confirmados em “A Cor do Destino”
Nota: 14/20
Trata-se de um bom elenco, nomes sonantes mas destaco aqui a constante luta da SIC em agarrar caras da TVI. Custa muito dar oportunidades a atores bons e brilhantes que costumam sempre ter papéis secundários ou até de figuração? É preciso repensar a estratégia e lembrar-nos de que atores não são só Alexandras Lencastres, Josés Fidalgos, Ricardos Pereiras, Joanas Santos, Rogérios Samoras, entre outros. Existem muitos outros com carreira em cinema e teatro que aguardam um convite para poderem lançar-se em TV.

“Golfinhos Com as Estrelas” suspenso pela SIC
Nota: 18/20
Deve ser a primeira grande medida que a SIC toma. O programa além de ser totalmente despropositado, iria também contra os golfinhos que teriam que levar com estes “famosos”.

Aplicação do “Você na TV”
Nota: 16/20
No que toca a inovar e tornar mais interessante os talk-shows, eu acho uma óptima medida. Esta aplicação vem revolucionar um programa que se encontrava um pouco gasto e necessitava mesmo de um refresh.

  • PEDRO:
Portugal eliminado da “Eurovisão”
Nota: 0/20
Vinda diretamente do “The Voice Portugal” para o Festival da Eurovisão, Leonor Andrade brilhou com o fabuloso tema “Há Um Mar Que Nos Separa”, escrito por Miguel Gameiro. A garra e a imagem que a jovem transmitiu não convenceu a Europa, mas os portugueses devem aplaudir e agradecer à Leonor por levar o nome de Portugal ao estrangeiro.
Novos nomes confirmados em “A Cor do Destino”
Nota: 18/20
Em setembro apresentará mais uma história, que promete agarrar os telespectadores do primeiro ao último episódio, tal como acontece com “Mar Salgado”. Esta semana, ficámos a conhecer os novos nomes confirmados para o elenco. De sublinhar as presenças de Rita Blanco e Miguel Guilherme, que voltarão a estar juntos depois da magnífica série “Conta-me como Foi”, da RTP1. Também destaque para Diogo Martins, que regressa à ribalta, juntamente com a pequena Matilde Miguel, que brilhou em “Rosa Fogo”. Em relação à Ana Padrão, na minha opinião, esta teria sempre lugar cativo na ficção da SIC, depois do estrondoso sucesso de “Amo-te Teresa”. Pela negativa surge Custódia Gallego que transita de “Mar Salgado” para “A Cor do Destino” sem o habitual descanso de imagem, à semelhança de alguns colegas como João Ricardo, que tem participado em todas as novelas desde “Podia Acabar o Mundo”, exceto em “Poderosas”.
“Golfinhos Com as Estrelas” suspenso pela SIC
Nota: 5/20
Na semana passada recebemos a notícia da suspensão do programa “Golfinhos Com as Estrelas”, apresentado pela magnífica Bárbara Guimarães. Não conheço o formato, mas gostaria de ver na versão portuguesa devido aos famosos. No entanto, destaco a suspensão pelo lado positivo, uma vez que, provavelmente, não teria audiências, uma vez que o verão é uma época baixa de consumo, o que se refletiu no ano passado com “O Poder do Amor”, e provavelmente haveria revolta popular devido ao uso de golfinhos.
Aplicação do “Você na TV”
Nota: 20/20
Fã confesso do “Você na TV”, descarreguei a aplicação na sua primeira hora de ‘vida’. Quizes, sondagens e espaços de conversa são os pontos fortes.

Até segunda-feira! Boa semana, repleta de televisão!