[Edição 92] “Avaliação Contínua”, rubrica do Zapping

Logotipo avaliacao continua

Bem-vindos a mais uma Avaliação Contínua, a rubrica do Zapping que avalia os principais temas da atualidade televisiva portuguesa.

Eis as notícias Zapping associadas aos temas desta semana:

Oficial: “Praça da Alegria” vai regressar
Gala dos “Globos de Ouro” deste ano
SIC estica “Ídolos” para substituir “Golfinhos com as Estrelas”
FF, Sofia Ribeiro e António Raminhos são os primeiros mentores do “Pequenos Gigantes”

Sans titre
Esta semana apenas um dos temas foi aprovado. Vejamos porquê.

  • LEANDRO:

Oficial: “Praça da Alegria” vai regressar
Nota: 0/20
Decisão de doidos. O “Agora Nós” tem uma excelente dupla (o José Pedro Vasconcelos foi uma revelação), ótimas rúbricas, um cenário fantástico e tem tudo para disputar a liderança a médio prazo. Quer dizer, tinha, porque a direcção da RTP decidiu voltar ao passado e apostar num formato morto e enterrado, que ficou totalmente destruído quando mudaram a “Praça da Alegria” para Lisboa. Não faz sentido.

Gala dos “Globos de Ouro” deste ano
Não vi a gala, só espreitei os nomeados, portanto não posso comentar.

SIC estica “Ídolos” para substituir “Golfinhos com as Estrelas”
Nota: 11/20
Parece-me que acaba por ser uma decisão sensata. Os “Ídolos” estão gastos e a fase dos cromos já passou, mas também há que preencher o buraco que ficou na grelha com o cancelamento dos “Golfinhos” e a verdade é que os “Ídolos” não fazem resultados tão maus assim comparativamente aos últimos programas que por lá passaram. Que venham com algo verdadeiramente bom na rentrée.

FF, Sofia Ribeiro e António Raminhos são os primeiros mentores do “Pequenos Gigantes”
Nota: 12/20
O FF como jurado faz todo o sentido por todas as razões e mais algumas, a Sofia Ribeiro é uma cara bonita e carismática e aceita-se a sua escolha. Quanto ao Raminhos, para mim a sua escolha não faz sentido nenhum, visto que acabou de sair do “Dança com as Estrelas”, no qual foi um dos grandes destaques. Devia parar um pouco.

  • BRUNO:

Oficial: “Praça da Alegria” vai regressar
Nota: 5/20
Esta decisão não me aquece. Arrepia-me. O novo diretor de programas foi colaborador do programa e está a gerir a RTP como bem lhe apetece, sem olhar aos gostos do público. Sim, o Praça foi um programa histórico que se queimou com a reformulação em 2013, mudança de apresentadores e local de gravações. Para mim, já não faz sentido regressar com o programa. Não faz, o Agora Nós estava a consolidar os resultados e os anfitriões e temáticas são bem menos secantes que os outros. Vamos lá ver se o Praça, pelo menos, volta ao Porto…

Gala dos “Globos de Ouro” deste ano
Nota: 15/20
Nota positiva, especialmente para Bárbara Guimarães. Desta vez, já se limitou a ler o teleponto, embora ainda me tenha irritado com as suas (maravilhosas) danças . Quanto à gala em si, foi bem melhor que em anos anteriores, embora as atuações musicais tenham sido mais fracas, e menos sonantes. Os vencedores, em geral, foram previsíveis, exceto o Prémio de mérito e talvez o de revelação. Foram duas surpresas. Não acho que o Teotónio mereça um prémio-revelação. Está muito bem, enquanto Messias no Mar Salgado, mas ainda está verde para outros papéis e não me parece, de todo, versátil. Os D.A.M.A mereciam mais. A meu ver, também foi surpreendente ver a SIC atribuir o prémio de excelência a uma estação brasileira com 50 anos, ou seja, a inúmeras pessoas que lá trabalham. Claro que se trata da Globo, mas pensei que fossem atribuir o prémio a uma só pessoa e de nacionalidade portuguesa. A introdução das declarações das primeiras pessoas a ganhar um Globo, em 1995, nas diferentes áreas, fez sentido, já que se tratou de uma gala comemorativa dos 20 anos tanto da Caras, como do próprio evento. Houve também outra ideia que me chamou à atenção: o facto de terem feito capas da Caras com todos os vencedores nas diferentes categorias. Simples, apelativo e original.
De referir, ainda, que quem mais subiu ao palco foi a gama de atores que a SIC dispõe, incluindo a Margarida Vila-Nova e Margarida Marinho, recentemente contratadas pelo canal.

SIC estica “Ídolos” para substituir “Golfinhos com as Estrelas”
Nota: 5/20
Um talent-show não pode durar tanto, ainda para mais no estado em que encontra o grande entretenimento dominical da estação… Por outro lado, também têm de recuperar o investimento feito no “Golfinhos com as Estrelas” e só esta medida vem atenuar os estragos financeiros que o cancelamento do programa provocou.

FF, Sofia Ribeiro e António Raminhos são os primeiros mentores do “Pequenos Gigantes”
Nota: 2/20
Onde está a novidade? São péssimos mentores, não têm nada a ver com a mecânica do concurso…

Até segunda-feira! Boa semana, repleta de televisão!