Em alta, “Quer o Destino” perde vilã. Saiba como morre Catarina

Quer o Destino
“Quer o Destino”

Desde o inicio da história de “Quer o Destino”, TVI, que Catarina (Maria José Paschoal) foi cúmplice dos crimes do Mateus ( Pedro Sousa).

A vilã também cometeu alguns crimes. O principal foi ter morto o marido depois de descobrir que ele a traia com várias mulheres, entre as quais, Elvira (Ana Bustorff).

Inclusive, Bernardo morreu quando estava na cama com ela. A governanta e a patroa decidiram guardar este segredo e a versão oficial foi que o engenheiro faleceu de ataque cardíaco na sua própria cama. E se a mãe de Lucas (Filipe Vargas) sempre fingiu que aceitava as traições do marido, na verdade, não foi bem assim e matou-o. Durante uma discussão com a empregada, Catarina assume que Bernardo mereceu o castigo que teve. A governanta pressiona-a e a patroa confessa que deu uns comprimidos ao marido para lhe provocar o ataque cardíaco.

Elvira fica em choque e, algum tempo depois, prepara a sua vingança. Catarina bebe um chá e come uns bolos oferecidos pela chefe dos empregados e, instantes depois, começa a sentir-se mal. Pede ajuda a Mateus, mas ele despreza-a e afirma: «A mãe merece tudo de mau que lhe aconteceu e ainda o que lhe possa acontecer nesta vida. A mãe sabe, a justiça divina tarda, mas não falha. Renego-a, para sempre. A senhora não é minha mãe e eu nunca fui seu filho».

Catarina fica em choque, começa a asfixiar e volta a pedir auxilio ao filho. Contudo, o veterinário ignora-a e vai-se embora. Momentos depois, Elvira olha para a piscina e vê a patroa a boiar. Lucas e Isabela (Inês Herédia) aproximam-se alertados pelos gritos da governanta. Percebem que está morta e tiram-na da água. O engenheiro pede para avisarem a policia.

Chega a PJ e o inspetor Machado (Pedro Hossi) faz várias perguntas aos presentes. Lucas avisa os irmãos que a mãe morreu e vai ser autopsiada. Marcos (Pedro Teixeira) e Mateus ficam abraçados em silêncio. Entretanto, o inspetor conta que o cancro de Catarina tinha metastizado, mas não tem o relatório final, desconfia que tenha sido suicídio.

O engenheiro não acredita, pois a mãe nunca desistia de nada. Dias depois, o policial avisa os Santa Cruz que já saiu o relatório da autópsia. O inspetor abre o envelope com os resultados e revela: «A Catarina tinha veneno na corrente sanguínea… A tese de suicídio ganhou novos contornos… Ou a velha ingeriu o veneno, o que é pouco provável ou… está na hora de elaborarmos uma lista com todas as pessoas que tinham motivos para quererem acelerar o processo à rainha da Lagoa. A lista de suspeitos não vai ser pequena».

O inspetor começa uma intensa investigação e, durante algum tempo, os filhos de Catarina são todos suspeitos, no entanto, acabará por descobrir que foi Elvira, depois desta, alcoolizada, assumir o crime a Joana (Marina Mota).

«Sabia que o Bernardo morreu comigo na cama? Enquanto fazíamos amor? Sabe o que é que eu descobri? Que a Catarina nesse dia deu-lhe um comprimido para ele se sentir mal do coração. A cabra da Catarina mereceu a morte que teve. Não me arrependo do que lhe fiz, disso pode ter a certeza!». Sem que elas se apercebam, o telemóvel de Joana esta a gravar a conversa e, no dia, seguinte, o filho desta, Hugo (Rodrigo Paganelli), entrega o áudio ao inspetor. A cozinheira consegue avisar a amiga que a polícia está a caminho e ela foge, escondida num táxi.

“Quer o Destino” é emitida de segunda-feira a sábado, após o “Jornal das 8”.