“Em Família” foi apresentada à imprensa

SIC

Um grande encontro em ambiente de festa reuniu elenco e equipa de “Em Família”, para apresentar a nova trama das 21h da Globo à imprensa.

A expectativa entre os jornalistas foi grande para a conversa com atores, diretores e o autor Manoel Carlos.

Um dos assuntos mais comentados no evento foi a possibilidade de Maneco estar a colocar um ponto final às sagas das suas Helenas, com a sua última novela.

O autor confirmou, mas garante que não vai retirar-se. «Disse que seria a última Helena, mas não vou parar de escrever. Quero dedicar-me a projetos mais curtos, menos cansativos».

Ao comentar o assunto, o diretor da novela, Jayme Monjardim, brincou e arrancou risos e aplausos na plateia: «Eu não acredito que seja a última. Acredito que seja conversa dele. Tenho certeza, ou não me chamo Jayme».

Mas se a Helena de “Em Família” é mesmo a última, a escolha de Júlia Lemmertz para o papel é uma bela homenagem à primeira a viver uma heroína de Maneco: a mãe da atriz, Lilian Lemmertz (em “Baila Comigo”). Uma emoção que Júlia não escondeu durante a conferência de imprensa.

O elenco e a equipa técnica marcaram presença no encontro e deram depoimentos sobre a nova aposta da rede Globo:

«Nesta novela, promovi de propósito reencontros: a Bruna (Marquezine), a Vanessa (Gerbelli), a Helena Ranaldi, a Natália (do Vale), o Giane (Reynaldo Gianecchini), a Giovana Antonelli, que fez Capitu (“Laços de Família”), inesquecível. É muito bom. O meu desejo é que tudo encante o público. É uma novela com muito romance, muito amor», adiantou Manoel Carlos, ao lado da atriz Viviane Pasmanter.

«A Helena é uma mulher de hoje e eu poderia ser ela. Ela tem as suas verdades, os seus defeitos, é imperfeita, mas é humana. Eu espero que as pessoas embarquem nesta viagem, nas relações em família, porque tudo pode acontecer com qualquer um de nós. Orgulho imenso de fazer deste trabalho. Eu estou muito emocionada, confesso que não sei como gravar hoje. Este nosso encontro marcado, meu e do Maneco… Nunca pensei que poderia ser uma Helena, estas coisas boas nós guardamos. E ela veio num momento propício, próximo à idade que minha mãe tinha», explica Julia Lemmertz.

«Está a ser uma honra, um presente incrível. Foi o Maneco que abriu espaço para mim. Sempre tive muita vontade de trabalhar com ele de novo. E hoje, com dois papeis na novela das 21h… É uma honra trabalhar com ele em qualquer papel, mas tem um valor muito grande e sentimental, porque sei o carinho que ele tem pelas Helenas dele», confessou Bruna Marquezine  que na segunda fase interpreta Helena e na terceira interpreta Luiza, a filha desta.

«Basicamente o meu desafio como atriz é que as pessoas não vejam uma história entre duas mulheres, mas sim uma história de amor», espera Giovanna Antonelli que vai viver um romance homossexual em “Em Família”.

 

«A minha expectativa para ver a novela é a melhor de todas. Eu estou no final do meu trabalho, apesar de ser só o início de uma grande obra, já que depois eu entrego o Laerte ao Gabriel (Braga Nunes). Eu estou muito satisfeito, porque amadureci muito pessoalmente e espero que tenha cumprido a minha parte», disse Guilherme Leicam, intérprete de Laerte enquanto jovem.

«Estou feliz. A palavra é pleno, realizado. Tranquilo não tem como estar. É um trabalho de muita visibilidade», Fernando Rodrigues, que faz Virgilio na segunda fase.

«Estou animadíssimo com mais este trabalho com o Jayme (Monjardim), o Leo (Leonardo Nogueira). E com essa importância da última novela do Maneco. Estou ansioso, porque não vi nada ainda», contou Bruno Gissoni.

No final da conferência de imprensa, a Globo exibiu um clipe com cenas da novela. O autor Manoel Carlos elogiou: «O melhor que já vi!».

Depois da exibição do clipe de imprensa, com cenas dos primeiros capítulos, Julia levantou-se e abraçou Bruna Marquezine, que vive Helena na segunda fase da novela. As duas foram às lágrimas.

“Em Família” é uma novela de Manoel Carlos, com direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção geral de Leonardo Nogueira. Estreia dia 3 de fevereiro na rede Globo.