ERC avalia e considera que “Gabriela” não viola Lei da Televisão

A novela “Gabriela” cumpre as normas impostas pela ERC e está livre de sanção

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recebeu pelo menos quatro queixas contra “Gabriela”, a novela da SIC que é líder no seu horário e a segunda mais vista em Portugal.

As queixas foram devidas a «apresentação de imagens e linguagem de teor alegadamente inapropriado para o horário da sua transmissão», como relatou fonte da ERC à Notícias TV desta semana.

Apesar de fundamentadas, as denúncias não vão ter seguimento. O órgão regulador não vai dar sequência às «participações contra a novela “Gabriela”, transmitida pelo serviço de programas SIC, com alerta ao operador para a importância de promover uma vigilância permanente de certos conteúdos do programa, assegurando a sua adequação ao horário de transmissão».

Com as queixas a não seguirem para estados mais elevados no processo, a SIC fica, assim, livre de qualquer multa que poderia advir deste caso.

Apesar de não avançar com qualquer atitude sancionatória, a ERC delibera que a estação terá de manter os cuidados habituais para um produto exibido naquele horário.