ERC pede mais pluralismo à TVI

Marcelo Rebelo de Sousa

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) aconselhou a TVI a diversificar «a programação informativa no que respeita aos géneros de comentário, debate e entrevista, assim como para alargar o espectro político-ideológico dos seus comentadores/convidados».

«Sem prejuízo do princípio da liberdade editorial, os operadores televisivos devem adotar soluções que permitam, nos seus espaços de opinião, uma maior presença de outros movimentos, forças políticas e correntes de opinião, prosseguindo, desta forma, o cumprimento dos princípios do pluralismo e da diversidade de ideias», pode ser lido na deliberação aprovada na última reunião do Conselho Regulador.

A matéria foi analisada pela ERC no seguimento de uma queixa submetida ao regulador, tendo este concluído que «o serviço de programas não apresentou espaços autónomos de comentário, debate e entrevista ao longo de 2014», além do comentário de Marcelo Rebelo de Sousa inserido no “Jornal das 8” dos domingos.

Na resposta que deu ao regulador, a TVI considera que esta é uma matéria editorial e pede o arquivamento do processo. Contactado pelo Correio da Manhã, o canal afirmou que está a «analisar a deliberação».