‘ESC2014′ – A Critica: Fique a conhecer as canções da segunda semifinal [Parte II]

Na penúltima edição da avaliação das canções do Festival Eurovisão 2014 avaliamos as que tentarão uma vaga na final através da segunda parte da 2ª semifinal.

Mas antes ficamos com a opinião da nossa colaboradora Helena Gilberto sobre a música polaca, que ficou em falta na edição da semana passada.

Donatan & Cleo – “My Słowianie – We Are Slavic”

Gritos, guinchos e seios à mostra, e pronto, temos uma música. Não gosto nem um bocadinho, é repetitiva e cansativa, e a voz da Cleo consegue ser muito irritante. Penso que não irá resultar na Eurovisão.

Pontuação: 06/20
Helena Gilberto (HG)

***
Irlanda
Can-Linn feat. Kasey Smith – “Heartbeat”

Boa música, mas que necessita de muito trabalho relativamente à actuação vista na final irlandesa, praticamente tudo deve ser mudado. Tem potencial, o toque tradicional assenta-lhe muito bem, e a Kasey é vocalmente segura. Talvez precisasse de mais solos de violino para ganhar ainda mais força, mas está bem como está.

Pontuação: 16/20
Helena Gilberto (HG)

Gosto do início do instrumento, mas mais para o meio acaba por banalizar. É um tema mediano, a Kasey canta bem, mas se não apostarem bem na performance, a música vai tornar-se aborrecida. Acho que passa à final, contudo sem grande esperança de ficar bem qualificada na final – deve ficar no top20.
Pontuação: 13/20
Tiago Vale (TV)

***
Bieorrússia
TEO – “Cheesecake”

Tem a sua piada, mas é banal e não consigo deixar de a considerar muito barata. Não entusiasma por aí além, apesar de ser animada.
Pontuação: 10/20
HG

É um tema simplista, mas não deixa de ser bastante catchy! Dentro do contexto do ESC, que prima pela efemeridade, esta proposta atinge os seus objectivos. Entra facilmente no ouvido, é radio-friendly (não fosse quase uma cópia da Blurred Lines) e divertida. Além disso, o TEO é bastante carismático. Não deve passar à final, mas não me importava nada.
Pontuação: 15/20
TV

***
Macedónia
Tijana – “To the Sky”

Algo subvalorizada, mas com um bom espectáculo poderá surpreender. É bastante orelhuda e penso que dentro do género dançante é a melhor da sua semifinal.

Pontuação: 14/20
HG

A voz da intérprete é bastante grave, o que não agrada logo a uma primeira audição. A letra é repetitiva e básica. Não gosto muito, e dentro do estilo musical (dance/electro/…) há propostas bem mais aliciantes. Não passa à final.

Pontuação: 10/20
TV

***
Malta
Sebalter – “Hunter of Stars”

Os assobios entram imediatamente no ouvido. É uma música alegre e bem-disposta e o Sebalter tem imenso carisma. O violino e restantes instrumentos ficam muito bem na música.

Pontuação: 16/20
HG

É uma tema bastante rico. Gosto da vivacidade do instrumental, dos assobios, e do timbre do intérprete. Não é uma música fenomenal, mas é competente e acho que representa bem o país. Sebalter é dos artistas mais versáteis deste ano, e acho que merecia um bilhete para a final.
Pontuação: 15/20
TV

***
Grécia
Freaky Fortune feat. RiskyKidd – “Rise Up”

Tal como a proposta bielorrussa, é barata. Dá a sensação de já ter sido ouvida antes, não traz absolutamente nada de novo. Apesar disso, o instrumental tradicional dá um toque especial, e salva a coisa.

Pontuação: 12/20
HG

Uma música house e bastante comercial… a Grécia não precisa de muito mais para passar confortavelmente à grande final. Uma performance cheia de luzes e outros efeitos, e tem a passagem garantida. Gosto da inclusão do trompete, mas fora isso, é um tema híper-mega-super banal.
Pontuação: 12/20
TV

***
Eslovénia
Tinkara Kovač – “Round and Round”

Gosto muito. Seria ainda melhor se fosse 100% em esloveno. Começando na flauta, passando pela melodia e terminando no esloveno (o pouco que tem), a música é muito boa. Uma música que efectivamente transmite alguma coisa a quem está a ouvi-la.

Pontuação: 17/20
HG

Uma melodia, de certa forma, já típica deste país dos balcãs. Gosto da sua sonoridade e fico contente com o regresso da Eslovénia! Precisam de apostar bem nos efeitos cénicos e planos de câmara. Acho que é um tema competente e que pode levar o país a uma boa qualificação.
Pontuação: 15/20
TV

***
Roménia
Paula Seling & Ovi – “Miracle”

Mais uma barata. Parece que já a ouvi milhões de vezes. Mas esta, ao contrário da grega, não tem nenhum toque especial. Por muito catchy que seja, não me anima nada. Completamente clichê e mais do mesmo.

Pontuação: 10/20
HG

Não se compara à Playing with Fire, mas gosto! É uma produção eficaz, feita para entrar no ouvido, e consegue cumprir o que promete. A cumplicidade entre os dois cantores é excelente. E depois temos a voz da Paula, que é irrepreensível. A Roménia está de volta para tentar ganhar.

Pontuação: 16/20
TV

***

Na próxima semana terminamos a edição de 2014 da crítica com um olhar sobre as músicas que já são finalistas: os Big5 (França, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Itália) e o país anfitrião, a Dinamarca. Até lá!