"

Especial Filmes Nomeados Óscar de Melhor Filme Estrangeiro no TVCine 2

tvcine

TVCine

Anualmente entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro distingue as longa-metragens produzidas fora do país, faladas predominantemente numa língua estrangeira.

Contrariamente às outras categorias, o galardão, também conhecido como Óscar Internacional, é atribuído ao país de origem do filme.

Dos prémios entregues pela Academia desde 1948, a maioria foi atribuída a filmes europeus, sendo Federico Fellini o realizador que mais distinções trouxe para o seu país, num total de 4 estatuetas.

Passados mais de 70 anos, e depois de em 2018 ter sido batido o recorde de candidaturas, este ano contou com 87 países a concurso. Assim, em novembro, o TVCine 2 apresenta o Especial Óscar de Melhor Filme Estrangeiro 2019 e exibe, todas as quartas-feiras, às 22h, os filmes nomeados nesta edição, dois deles inéditos: “Nunca Deixes de Olhar” e “Cafarnaum”. Uma oportunidade única para ver uma seleção do melhor cinema produzido fora do mercado norte-americano.

“Nunca Deixes de Olhar” (Alemanha | Itália) | 6 de novembro, quarta-feira, às 22h, no TVCine 2 (Inédito)

O artista Kurt Barnert conseguiu passar a Cortina de Ferro. Fugido da Alemanha comunista, mora na República Federal Alemã, onde impera a democracia. Já homem feito, e apesar do seu sucesso enquanto artista e da sua grande paixão por Elizabeth, Barnert é atormentado pelas memórias da infância vivida durante o nazismo e pelos anos passados sob o regime totalitarista da RDA. Contudo, com o passar do tempo, tornou-se capaz de transferir esses sentimentos para a sua arte, que se tornará o veículo de que precisava para se libertar do passado. Estreado no Festival de Cinema de Veneza e nomeado para o Óscar® e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, este drama, vagamente inspirado na vida do artista alemão Gerhard Richter, conta com argumento e realização de Florian Henckel von Donnersmarck, cuja aclamada estreia A Vida dos Outros lhe valeu Óscar® de Melhor Filme Estrangeiro, em 2007. Tom Schilling, Sebastian Koch, Paula Beer, Saskia Rosendahl e Oliver Masucci dão vida às personagens

“Cold War – Guerra Fria” (Polónia) | 13 de novembro, quarta-feira, às 22h, no TVCine 2

Cold War é uma impetuosa história de amor entre duas pessoas de diferentes origens e temperamentos, que são fatalmente incompatíveis, mas que estão destinadas a estar juntas. Tendo como pano de fundo a Guerra Fria nos anos 50 na Polónia, Berlim, Jugoslávia e Paris, o filme retrata uma história de amor impossível em tempos impossíveis. Vencedor do prémio de Melhor Realizador na edição de 2018 do Festival de Cannes e nomeado para o Óscar® de Melhor Filme Estrangeiro, o sexto filme do polaco Pawel Pawlikowski é livremente inspirado na relação dos seus pais, e conta com Joanna Kulig, Tomasz Kot e Borys Szyc no elenco.

“Shoplifters – Uma Família de Pequenos Ladrões” (Japão) | 20 de novembro, quarta-feira, às 22h, no TVCine 2

Dependente de rendimentos miseráveis, Osamu e a família sobrevivem através de pequenos furtos. Apesar das dificuldades e da mulher de Osamu não querer mais uma boca para alimentar, decidem ajudar uma menina que encontram perdida. Quaisquer planos para entregar a criança são descartados após a descoberta de marcas de abuso no seu corpo. A família parece viver em harmonia até serem revelados segredos escondidos. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e nomeado para o Óscar® de Melhor Filme Estrangeiro, este é um filme dramático sobre a importância dos afetos, com assinatura do aclamado cineasta japonês Hirokazu Kore-eda (Ninguém Sabe, O Meu Maior Desejo, Tal Pai, Tal Filho)

“Cafarnaum” (Líbano) | 27 de novembro, quarta-feira, às 22h, no TVCine 2 (Inédito)

Em tribunal, decidido a processar os próprios pais, Zain, de 12 anos, pergunta por que é que eles o trouxeram ao mundo se não tinham condições, emocionais ou económicas, para cuidar dele. Em retrospetiva, num cenário de devastação e pobreza algures no Líbano, é revelada a sua história e as razões que o trouxeram ali. Repleto de significado político, Cafarnaum foi um dos filmes mais aclamados pela crítica e pelo público em 2019. Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Cannes 2018 (onde mereceu uma ovação de pé) e nomeado para o Óscar® de Melhor Filme Estrangeiro, o filme conta com realização da libanesa Nadine Labaki, e apresenta um elenco de atores não profissionais onde se destacam Zain Al Rafeea, Yordanos Shiferaw, Boluwatife Treasure Bankole, Kawthar Al Haddad, Fadi Kamel Youssef, Cedra Izam, Alaa Chouchnieh e também a própria realizadora.