Em “Espelho D’Água” está prestes a haver mais uma mudança no enredo e uma grande descoberta volta a mudar a história.
Rita (Mariana Pacheco) vai descobrir, nos próximos episódios, que o seu filho não só está vivo, como está muito perto.
Tudo começa quando a doutora Lígia informa Renata de que as novas análises que fez revelaram que ela não é a mãe de Duarte.
Muito abalada e incentivada por Zé Paulo, Renata conta à médica que adotou o bebé e que não faz ideia de quem são os pais.
Depois do impacto, a cabeleireira pressiona Filipa na Mercearia para que lhe diga quem é a mãe biológica de Duarte, explicando que o bebé está muito doente e precisa de um dador de medula compatível.
Sem saber do que se está a passar, Rita procura Renata para lhe dar coragem para enfrentar a doença de Duarte. A cabeleireira fica em choque quando vê no corpo de Rita os mesmos sinais que o bebé tem de nascença.
Mais tarde, Renata embala Duarte no hospital quando a doutora Lígia a interpela e diz que tem novidades.
A cabeleireira fica estupefacta quando a médica revela que apesar de não terem encontrado um dador para o bebé, encontraram a mãe biológica dele, que por acaso até é vizinha dela.
Lígia encosta Renata à parede e afirma que aquela história está muito mal contada.
Renata acusa Sara e Filipa de a terem enganado, entregando-lhe o filho de Rita para criar, depois de o terem raptado.
Elas fingem-se ingénuas e dizem que não sabem do que é que ela está a falar e que não têm nada a ver com aquele assunto.
Renata fica indignada e ameaça ir contar tudo à polícia. Sara cresce para ela e ameaça matar o bebé e causar outros danos se Renata ousar acusá-las.
A cabeleireira fica aterrorizada e aceita que Sara lhe arranje alguém para ela entregar às autoridades quando a procurarem.
Renata embala Duarte no hospital quando a doutora Lígia a interpela e diz que tem novidades. A cabeleireira fica estupefacta quando a médica revela que apesar de não terem encontrado um dador para o bebé, encontraram a mãe biológica dele, que por acaso até é vizinha dela. Lígia encosta Renata à parede e afirma que aquela história está muito mal contada.
Sara mostra-se agastada a Filipa por ela ter ignorado as suas chamadas e conta que teve de despachar Renata, que insiste em conhecer a mãe biológica de Duarte. Sara mostra toda a sua crueldade ao dizer que se o bebé morrer será justiça divina por Rita ter querido matá-la.
Filipa fica espantada com aquela revelação mas é interrompida pela chegada de Fernando que finge não a ver há muito tempo.
A amante também disfarça bem e Sara não percebe que anda a ser traída por ela e pelo marido. Fernando conta que o negócio com o hipermercado correu bem e Sara pede-lhe que a aguarde no escritório, pois quer falar com ele. Depois reforça a Filipa que é melhor para ela que evite que Renata saiba quem é a mãe do bebé que lhe entregaram.
As cenas de Rita a descobrir que o filho está vivo vão para o ar nos primeiros episódios de novembro de “Espelho D’Água”.