A União Internacional de Telecomunicações (UIT), organismo que tutela os formatos de televisão, aprovou a TV de Ultra-Alta Definição (que passa a ser conhecida por UHDTV).
Este avanço vai revolucionar o meio tecnológico e melhorar a experiência visual e auditiva do telespectador. Com resolução 16 vezes superior ao formato actual, apresenta uma maior nitidez.
BBC News avançou que esta nova tecnologia já foi testada. A transmissão dos jogos olímpicos em Londres , pela emissora estatal japonesa NHK, serviu de cobaia para a UHDTV.
Este novo padrão televisivo oferece ao telespectador uma resolução de 7, 680 por 4, 320 pixels, o equivalente a 32 mega pixeis de uma câmara fotográfica. O telespectador tem a sensação de estar presente no acontecimento, relatou a BBC.
Foram 15 anos de investigação dedicados pela OVUM, empresa responsável pelo lançamento, para se chegar à agora apresentada TV de Ultra-Alta Definição.
A OVUM, de forma a obter estes resultados, no que diz respeito à nitidez das imagens vídeo, desenvolveu três câmaras com resolução superior ao actual formato, que permitem captar uma imagem com uma resolução de 33. 177, 60 pixels. Mais 31.104 pixels do que a TV de Alta Definição.
O Super Hi-Vision Tv permite ao telespectador ter uma experiência visual semelhante ao 3D, sem necessidade de recorrer aos óculos de três dimensões ou seja «a experiência de ver e ouvir é drasticamente aumentada pela Super Hi-Vision», declarou à BBC, citado pelo jornal Público, o consultor Jonathan Doran.
Doran garantiu ainda, à mesma cadeia de televisão, que o Super Hi-Vison Tv «é um desenvolvimento muito mais significativo do que o 3D».