Estudo da Marktest revela que audiência não é sinónimo de agrado

TDT

Um estudo realizado pela Marktest Audimetria revela que nem sempre ter audiência significa agrado por parte dos espectadores.

A análise sobre apreciação de programas realizado pela Marktest Audimetria entre 23 de Outubro e 5 de Novembro revela que a audiência se torna um indicador insuficiente quando se pretende avaliar o gosto ou o interesse suscitado pela programação emitida.

Comparando, por exemplo, os dados dos programas noticiosos do primetime, com base numa escala entre 0% e 100% para os indicadores: 1) Gosto e 2) Interesse, observam-se os seguintes resultados:

marktest

O “Jornal da Noite”, o segundo programa noticioso mais visto, é o que mais se destaca pelo grau de aprovação e interesse.

Analisando um top 10 de programas para o período em referência, verifica-se que a novela da SIC – “Sol de Inverno” – é o programa com a classificação mais elevada em termos de agrado.

Por sua vez, “O Preço Certo”, na oitava posição do ranking de audiências, foi o programa do top 10 com a avaliação menos interessante.

marktest2

Esta análise foi efetuada com base nos primeiros resultados do estudo da apreciação de programas da Marktest Audimetria. O estudo é realizado junto de um painel de indivíduos com 15 ou + anos, com recolha regular de informação, cujos dados são integrados no MMW.