Faleceu Rogério Samora [1959 – 2021]

Rogério Samora
Rogério Samora

Morreu Rogério Samora, de 62 anos. O ator não resistiu a complicações derivadas de duas paragens cardiorrespiratórias há quase 5 meses.

Rogério Samora foi ator em teatro e integrou vários projetos televisivos na RTP, SIC e TVI. O artista era presença regular há vários anos na TV, nomeadamente em novelas.

“Amor Amor”, da SIC, foi a última novela na qual participou. O ator não concluiu o trabalho devido a duas paragens cardiorrespiratórias a 20 de julho de 2021.

Estreou-se em televisão em 1980 com o telefilme “Entre Giestas” e em 1982 fez uma pequeníssima participação em “Vila Faia”, a primeira novela nacional. Ainda na década de 1980 ganhou destaque em “Cobardias” (1988) e “Jaz Morto e Arrefece” (1989).

Em 1991 integrou o elenco da mítica série “Alentejo Sem Lei” e em 1993 participou em “A Banqueira do Povo”, novela baseada em pessoas reais. Em 1993 fez parte de “Roseira Brava”, um dos maiores sucessos da década da RTP1.

Regressou às novelas em 1996, ainda na RTP1, com “A Grande Aposta”. Em 1998 participou em “Querida Mãe”, um tos telefilmes SIC. Ainda na estação da Impresa inaugurou a ficção de novelas com “Ganância” (2001).

Na TVI integrou o elenco de “Super Pai” (2001), numa participação especial em alguns episódios. Em 2006 regressou às novelas depois de um longo afastamento, em “Fascínios”. Fez ainda parte do elenco das séries “Equador” e “Destino Imortal”.Em 2010 regressou à SIC numa transferência que não dispensou alguma polémica. “Rosa Fogo” e “Poderosas” foram alguns dos projetos até chegar a “Nazaré” e, atualmente a “Amor Amor”.Na novela atualmente emitida pela SIC em horário nobre, Rogério Samora interpreta o papel do mau-caráter Cajó, um dos vilões da trama. O ator já saiu de cena nos episódios que atualmente estão em emissão.

 

Rogério Samora teve também grande destaque no cinema com participações em títulos como “Os Canibais”, “Um Crime de Luxo”, “Vertigem”, “A Caixa”, “Adão e Eva”, “La leyenda de Balthasar el Castrado”, “Jaime”, “Inferno”, “Capitães de Abril”, “O Delfim”, “Os Imortais”, “O Crime do Padre Amaro”, “Viúva Rica Solteira Não Fica”, “Singularidades de uma Rapariga Loura” ou “O Filme do Bruno Aleixo”.

“Sombras Brancas” e “Amadeo” também contam com a participação do ator, mas ainda não chegaram às salas de cinema, tendo a sua exibição póstuma.

Para além da carreira de ator, Rogério Samora também experimentou a apresentação. Na TVI, apresentou “Queridos Inimigos” (1993), “Mano a Mano” (1994) e “Cluedo” (1995). Na SIC conduziu “Número Um” (1995). Foi aina jurado no talent show da RTP1 “Pátio da Fama” (1994).