Fátima Lopes confessa que recusou apresentar um ‘reality show’

Fatima lopes
Fátima Lopes

Fátima Lopes esteve na calha para apresentar um grande reality show, mas recusou terminantemente dar a cara pelo formato.

Em conversa com a TV7 Dias a apresentadora confessou pela primeira vez que Emídio Rangel – então diretor-geral da SIC – lhe propôs “O Bar da TV”, mas ouviu um «não» como resposta.

O programa esteve no ar entre 13 de maio e 12 de agosto de 2001. Jorge Gabriel acabou por ficar como rosto do reality show.

O Bar da TV
“O Bar da TV” foi emitido na SIC

À revista da Impala Fárima Lopes afirma porque recusou: «Ainda na era Rangel, estava sem trabalho porque tinha terminado o programa “Fátima Lopes” e estava emprateleirada. O Rangel convidou-me para fazer “O Bar da TV”. Nunca revelei isto, estou a revelar agora, e eu disse-lhe: ‘Não faço’. E na altura ele afirmou: ‘Tens a certeza? Tu não estás a trabalhar, isto é um projeto fantástico, vais para o prime time outra vez…’ e eu disse: ‘Não faço. Não sinto que a filosofia do programa e os valores que o programa partilha sejam os meus. E portanto eu não vou fazer bem feito, porque não faço com paixão’.

“O Bar da TV” viria a ser apresentado por Jorge Gabriel. O comunicador aceitou o desafio, mesmo depois de ter tecido duras críticas, na imprensa, ao “Big Brother” e aos programas similares.

Apesar da recusa, Fátima Lopes afirma que na altura não houve lugar para mágoas. «Na altura, à boa maneira do Rangel, ele disse-me: ‘Fátima, mas eu olho para a grelha e não tenho nada para ti tão depressa e tu precisas de continuar’. Eu arrisquei e assim foi. Mas durou pouco tempo. Dois meses depois, a Júlia foi convidada para fazer as “Noites Marcianas” e era preciso substituí-la. E ele disse Fátima Lopes. Disse ele e disse o Manuel Fonseca. Para ser justa, quem disse na altura ao Emídio foi o Manuel. E eu fui para as manhãs e continuei o meu percurso».

Recorde-se que o nome de Fátima Lopes chegou a estar em cima da mesa para suceder a Teresa Guilherme no “Secret Story 7”. Manuel Luís Goucha acabou por ser o escolhido.