Fernando Pereira acusa RTP de «fraude contratual»

Fernando Pereira acusa RTP de «fraude contratual»

Nos anos 90, Fernando Pereira apresentou os programas de sucesso “Casa Cheia” e “Cuidado com as Imitações”, no entanto, o projeto “Fernando Pereira – 5 Estrelas” levou à sua saída da televisão, depois de uma polémica que envolveu a RTP e a SIC.

Em entrevista à revista TV 7 Dias, o cantor recorda o que aconteceu naquela altura: «Eu tinha dado a minha palavra à RTP que fazia o programa Cuidado com as Imitações. E quando apresento à SIC o programa Fernando Pereira – 5 Estrelas – que já tinha apresentado à RTP um ano antes e nunca me tinham dado resposta -, o Emídio Rangel e o Manuel Fonseca mostraram-se interessados. Fui ter com a RTP e disse que a SIC queria aquele programa, e que eu preferia fazer o Fernando Pereira – 5 Estrelas, porque era um projeto meu, portanto, ia para a SIC. Eles disseram-me: “Já se comprometeu connosco para o Cuidado com as Imitações, e se o problema é esse, nós depois também fazemos esse programa.” Da SIC diziam-me para assinar com eles, que me iam pôr em horário nobre à sexta-feira à noite. E alertaram-me que aqueles responsáveis da RTP me estavam a prometer tudo só para eu não ir para a SIC. (…) acreditei nas promessas e acabei a recusar o contrato com a SIC.», começa por contar.

Questionado sobre quem o enganou, Fernando Pereira acusa: «As pessoas responsáveis pela RTP na altura. E depois de eu ter recusado a proposta da SIC, que era mesmo para valer, eles vieram com a desculpa que os orçamentos tinham mudado, que tinha havido alterações da grelha e que, afinal, o que nós tínhamos combinado seis meses antes já não era verdade. Foi o maior embuste, o maior equívoco da minha carreira. Basicamente, fui vítima de uma fraude contratual!», afirma à referida publicação.

Vinte anos volvidos desde a polémica situação, o também imitador de vozes confessa não estar magoado com a RTP «porque não misturo as coisas. Não sou uma pessoa de guardar rancores e já perdoei toda a gente».