Terminou há segundos a primeira semifinal do Festival Eurovisão 2018. O espetáculo decorreu na Altice Arena, Lisboa e passaram 10 canções para a final de sábado.
O evento é realizado pela primeira vez em Portugal e ao palco subiram 19 países. Todos tinham o objetivo de passar à final onde já estão Portugal (organizador) e Reino Unido, Alemanha, Espanha, França e Itália (big five).
Apresentada por Catarina Furtado, Daniela Ruah, Sílvia Alberto e Filomena Cautela, a primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2018 teve como participantes Azerbaijão, Islândia, Albânia, Bélgica, República Checa, Lituânia, Israel, Bielorrússia, Estónia, Bulgária, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Croácia, Áustria, Grécia, Finlândia, Arménia, Suíça, Irlanda e Chipre.
Depois de todas as atuações, como é habitual desde 2004, chegou o momento solene de anunciar os países que passam à final do maior concurso de música do mundo.
Um a um – e sem qualquer ordem em particular – foram anunciados os mais votados pelo público europeu (e australiano). Coube a Sílvia Alberto e Daniela Ruah anunciarem as 10 delegações:
- Áustria: Cesár Sampson “Nobody But You”
- Estónia: Elina Nechayeva “La Forza”
- Chipre: Eleni Foureira “Fuego”
- Lituânia: Ieva Zasimauskaitė “When We’re Old”
- Israel: Netta “Toy”
- República Checa: Mikolas Josef “Lie To Me”
- Bulgária: EQUINOX “Bones”
- Albânia: Eugent Bushpepa “Mall”
- Finlândia: Saara Aalto “Monsters”
- Irlanda: Ryan O’Shaughnessy “Together”
Na próxima quinta-feira realiza-se a segunda seminifal, também com transmissão em direto na RTP1 a partir das 20h. À mesma hora e no mesmo canal, mas no sábado é chegada o momento da final do Festival Eurovisão 2018.