Fim dos Gato Fedorento pode estar para breve

meo

Sem projetos em televisão, o grupo humorístico mais famoso de Portugal apenas pode ser visto na campanha publicitária do Meo. Os Gato Fedorento não têm uma presença regular em televisão desde o fim do “Gato Fedorento Esmiuça os Sufrágios”, transmitido na SIC, durante um mês, até outubro de 2009.

A Correio TV desta semana apurou que, apesar de ainda ser hipótese a renovação do acordo com o Meo, é também possível que os ‘Gato’ deixem de ser a imagem da distribuidora de televisão por cabo. O grupo de humoristas foi fundamental na conquista de notoriedade do Meo, mas a verdade é que o facto de estarem ausentes da TV há mais de 2 anos retira mediatismo ao grupo como indicam alguns estudos de mercado feitos pela PT.

O contrato que liga os ‘Gato’ à PT é pago a peso de ouro. Cada um recebeu da operadora, apurou a mesma revista, cerca de 560 mil euros por dois anos. Ricardo Araújo Pereira, afirmou em 2011, que este «contrato com a PT era irrecusável» porque, continuou, está «a pagar a universidade das minhas filhas e elas ainda estão na primária».

Ricardo Araújo Pereira está, neste momento como comentador residente do programa “Governo Sombra” que é emitido na TVI24 e na rádio TSF. José Diogo Quintela foi juri no talent show “Portugal Tem Talento”, apresentado por Bárbara Guimarães. O humorista dividia a bancada com Ricardo Pais e Conceição Lino.

Luís Marques, administrador da Impresa, dona da SIC, confessa à Correio TV que «Gostaria que estivessem a fazer televisão, mas eles tomaram esta opção [de estarem afastados]». Luís Marques esteve envolvido na transferência do quarteto para a RTP, em 2005, e, posteriormente no regresso à SIC, em 2008.

O grupo nasceu da amizade dos seus 4 membros e da criaçao de um blog com o nome Gato Fedorento, em homenagem à canção Smelly Cat, cantada por Phoebe Buffay (Lisa Kudrow) na série “Friends”. A primeira aparição em televisão foi na SIC Radical com as séries Barbosa e Fonseca. Seguiu-se a série Lopes da Silva, já na RTP e o “Diz Que é Uma Espécie de Magazine”, na mesma estação. A ligação dos Gato Fedorento à televisão pública terminou com o evento de fim de ano “Diz Que é Uma Espécie de Reveillon”. De regresso à SIC apresentaram a série “Zé Carlos” e o “Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios”.