Final: Diana é a verdadeira “A Impostora” na novela!

A Impostora
“A Impostora”, TVI

“A Impostora” está a aproximar-se do fim e nos derradeiros episódios confirma-se o que muitos já desconfiavam.

A queda de Diana (Fernanda Serrano) está iminente. Na 2ª temporada de “A Impostora”, a médica já provou que não é tão boazinha e sofredora como todos julgavam, mas ninguém imagina que, para além de se querer vingar de Verónica (Dalila Carmo), ela é a verdadeira impostora.

Na verdade, o seu nome não é Diana nem cresceu em berço de ouro. Trocou de identidade com outra pessoa quando ainda era criança.

Tudo acontece quando duas meninas viajam num comboio. A verdadeira Diana usa um fio com um pendente de família. Viaja com os pais.

A falsa é uma criança pobre, de uma aldeia perdida. As duas conversam quando se dá um acidente ferroviário. A pobre aproveita o facto de a outra estar inconsciente para lhe tirar o medalhão e colocá-lo no seu pescoço.

É através deste que Maria Amélia (Elisa Lisboa) identifica aquela que julga ser a sua sobrinha, uma vez que os pais da menina morrem no acidente.

A outra acaba por ser adotada por uma família sem grandes recursos, mas que aposta na sua educação. Curiosamente, ambas formam-se em Medicina, com especializações oncológicas.

Mais de 30 anos depois, as duas voltam a cruzar-se no hospital. Rita (Ana Cristina Oliveira) vem trabalhar para Lisboa e passa a integrar a equipa de Diana.

É uma pessoa simpática, que cativa todos à sua volta, incluindo Maria Amélia, que mora em Paris, mas vem para Lisboa passar uma temporada.

A pianista tem vários concertos agendados. Embora tenha criado Diana, a relação entre elas nunca foi boa. A médica saiu de casa cedo, depois de acusar a tia de querer ficar com a sua fortuna.

Curiosamente, a senhora conhece Rita e sente enorme empatia por esta. Passam a ter longas conversas, nas quais a nova médica lhe confidencia que perdeu a memória num acidente.

Mas vai recuperá-la aos poucos quando vê o medalhão que Diana usa. Este traz-lhe memórias do passado e, a dada altura, toda a verdade vem à tona.

A Diana não lhe resta senão revelar que é uma impostora. Desesperada, decide fugir para a sua terra-natal. Com a mala feita, despede-se da filha e de Gustavo (Diogo Amaral).

«Mantém-se em contacto comigo?», pergunta Beatriz. «Sempre querida. És minha filha», responde Diana. Mas a jovem tem mais questões para colocar: «Vai mesmo à procura da sua família?».

«Vou sobretudo à procura de mim. Espero que um dia me possam perdoar», afirma. Mãe e filha abraçam-se e choram, emocionadas.

Depois, Diana apanha o comboio e bate à porta da avó, na terra. «Dona Beatriz? Sou a Paula, a sua neta», revela. Já instalada, dá consultas no centro de saúde da aldeia.

É desta forma que se dá a mudança no último episódio de “A Impostora” que a TVI deve transmitir em outubro.