“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 232 

David pede Catarina em casamento, mas ela não aceita.

Vasco parte em viagem para o Algarve com Bernardo.

Fernando desespera quanto ao futuro da Quinta.

Graça, Cremilde e Julieta juntam-se para mais um ritual. É desta que vão acabar com a maldição. Cremilde trouxe uma fotografia de Isidro, e Julieta uma foto de Viriato, mas não conseguiram trazer a roupa interior dos respetivos homens. Graça dá-lhes as indicações para começarem o ritual. Cremilde e Julieta bebem os copinhos com mel e repetem em uníssono as frases que Graça lhes diz.

Na arrábida, David e Catarina acordam no acampamento que montaram perto da carrinha. David diz que ela é a mulher mais bonita do Universo, mexe na mochila e olha para a caixa com o anel, hesita se deve ou não fazer o pedido mas acaba por não o tirar. Catarina continua a pensar na multa de Luís Maria, e David sugere que ela aceite a ajuda de Diana. Catarina não confia nela, mas David acredita que a irmã é uma pessoa mudada. Para mudar de assunto, Catarina desafia-o para um mergulho.

Sebastião encontra-se com Vaso no barco para lhe dar o gerador. Sebastião já sabe que Bernardo vai com Vasco em viagem e questiona-o. Vasco conta-lhe que encontrou Bernardo a dormir na rua e por isso é que o está a ajudar. Acaba por desabafar com o primo sobre o facto de Catarina ir ficar noiva, o que contribui para o facto de se querer escapar no veleiro, não suporta a felicidade do casal. Vasco convida Sebastião para se juntar a eles na viagem.

Fernando lê a nova notícia sobre as buscas da PJ na Quinta, acha que desta vez vai ser muito difícil recuperarem os negócios. Tão depressa não poderão movimentar o dinheiro nas contas congeladas. Vitória fica preocupada quanto ao futuro do hotel e diz que o pai devia falar com os amigos na banca, para os ajudarem num financiamento. Caetana sugere que falem com os jornalistas, diz que se têm de demarcar das ilegalidades do Osório. Fernando quer seguir os conselhos dos advogados e ficar calado.

Mimi faz uma massagem em “estio reiki” a Filipa, que lhe conta como correu a noite com Gabriel. Diz que foi bonito, mas estranho porque não se passou nada. Mimi dispensa os pormenores sobre a vida sexual da amiga com o irmão. Filipa pede-lhe que comece a massagem a sério, mas assim que Mimi lhe toca, Filipa queixa-se e levanta-se com dores. Sugere que ela vá para a olaria massajar barro, porque nas massagens é horrível.

Na farmácia, Isidro vai ter com Cremilde, mas à cautela porque continua com medo da maldição. O problemas é que não consegue parar de pensar nela. Cremilde acha que está a sonhar e que o ritual da noite passada só pode ter resultado, já que Isidro voltou para ela.

Sebastião conta a Luísa que vai para o Algarve com Vasco. Ela fica entusiasmada porque acha que também vai mas Sebastião esclarece que o convite é só para um, uma viagem só de homens. Diz-lhe que Vasco está deprimido, que precisa de apoio, mas Luísa fica ainda mais amuada por não ser posta em prioridade. Teodoro explica a Sebastião que a birra de Luísa é de propósito para o deixar com sentimentos de culpa, mas que há-de passar. Sebastião agradece os conselhos amorosos e convida-o a juntar-se aos homens na viagem de veleiro. Teodoro aceita.

No veleiro, Bernardo pede a Vasco que não conte a Caetana nem as sobrinhos que ele andava a dormir na rua. Vasco acha que a irmã tem o direito de saber, mas respeita a decisão de Bernardo, que lhe agradece. Vaco olha para o horizonte. Continua destroçado por saber que Catarina vai ficar noiva, vai perder o grande amor da sua vida.

Depois do mergulho, e ainda na arrábida, Catarina diz a David que tem de ir trabalhar mas que adorou a noite. Agradece-lhe a companhia e por a fazer sentir especial e segura, apesar dos stresses familiares. Se não fosse por ele, já tinha fugido. David diz que Catarina é uma mulher maravilhosa, ganha coragem e pede-a em casamento. Catarina fica perplexa e sem palavras. O ambiente é constrangedor, mas tenta formular frases coerentes que não magoem os sentimentos de David.

A resposta é um não sei. Catarina argumenta que é muito cedo e que com a condenação da mãe, não tem cabeça para casar. David fica ofendido, mas diz que não a pode abrigar a estar perdidamente apaixonada como ele está. Fica de coração partido, mas disfarça.

destroçado por saber que Catarina vai ficar noiva, vai perder o grande amor da sua vida.

Diana confronta Tozé quanto ao roubo do computador de Luís Maria, mas ele faz-se de desentendido. Diana diz que ouviu Catarina a falar com David e que quer ajudar. Tozé desconfia que ela pode denunciá-los a Luís Maria, mas ela responde que no passado, só o fez, porque foi chantageada e não tinha alternativa. Agora já só o quer pôr atrás das grades tanto quanto eles. Tozé cede e aceita a ajuda.

Marta está na esplanada do café, quando Madalena e Salvador passam pela rua. Salvador repara em Marta e provoca-a, chamando a sua mãe de assassina. Madalena apercebe-se e manda-o parar. Madalena questiona Marta sobre o estado do bebé Jorge, ao que Marta responde curta e grossa que está tudo bem. Madalena e Salvador afastam-se.

Teodoro avisa Elisa que vai para o Algarve com os donos da Quinta (Vasco e Sebastião). Mimi desperta quando ouve o nome de Sebastião e quer saber mais sobre essa viagem. Elisa preocupa-se por Teodoro poder arranjar problemas no trabalho com Lara, mas ele garante que António dá conta do recado sozinho.

Gabriel tenta arranjar o computador da lavandaria. Jaime diz que não lhe mexeu, desligou-se por conta própria. Gabriel tenta sondar se Filipa falou com o irmão sobre a noite deles. Filipa chega de repente, e ficam todos desconfortáveis. Jaime quase revela que há um casamento em vias de acontecer, mas consegue disfarçar antes de dizer os nomes de Catarina e David.

No veleiro, Vasco diz que não tarda chegam à Culatra. Bernardo volta a agradecer a simpatia e boa vontade de Vasco. Conta-lhe que quando a Caetana o expulsou de casa, já ele estava com pouco dinheiro e a partir daí a situação foi piorando. Sentiu vergonha na sua situação, mas promete que não vai voltar ao vício do jogo. Vasco quer ajudar, especialmente pelos sobrinhos.

Fernando diz que falou com o contacto do banco mas que não conseguiu um financiamento. Com a associação aos crimes de Osório, Luís Maria acredita que já ninguém vai querer ter nada a ver com eles, mas Vitória ainda está confiante de que vão conseguir dar a volta. Luís Maria diz a Vitória que o Eduardo tem de ficar quieto e parar de procurar soluções, ele é parte da razão para estarem neste abismo. Mas Fernando sente que a culpa é inteiramente dele, por ter voltado a confiar em Eduardo depois de tudo o que ele lhe fez. Vitória defende as boas intenções do marido. Fernando desespera, diz que está rodeado de incompetentes e ladrões.

Jaime tenta sondar se David já fez o pedido. Catarina conta-lhe mas percebe que ele já sabia das intenções de David, e que pior: ainda o incentivou e ajudou a escolher o anel. Jaime desculpa-se e diz que não se devia ter metido nos assuntos do casal. No entanto, questiona Catarina sobre o porquê de não querer a estabilidade que David lhe dá.

Catarina responde que é um passo demasiado grande, mas sente-se mal por ter partido o coração de David.