Mohamed Bakr tinha 11 anos e queria ser como o Cristiano Ronaldo. Foi uma das 500 crianças palestinianas mortas pelas forças israelitas, durante a guerra do verão passado.
Mohamed jogava à bola na praia, com os primos e os irmãos, quando foram atingidos por um míssil. Mohamed teve morte imediata, o irmão, Sayed, ficou ferido com gravidade e sofre de stress pós traumático.
Mais de meio ano depois, a ‘Grande Reportagem SIC’ esteve em Gaza, com a família de Mohamed, e ouviu os Bakr dizer que “o futuro não existe”. Gaza tem cerca de 1 milhão de crianças. De acordo com as nações unidas, entre 35 a 40% sofrem de traumas causados pela guerra – 3 guerras nos últimos 6 anos. Gaza é um dos territórios mais densamente povoados do planeta. Numa área 200 vezes mais pequena que Portugal, vivem 1 milhão e 800 mil pessoas. Com as fronteiras fechadas e o espaço aéreo e marítimo controlado por Israel, os habitantes de Gaza não podem partir. Estão presos no seu próprio território.
“Gaza, Prisão a céu aberto” é a ‘Grande Reportagem SIC’ desta quinta-feira. Um trabalho de Susana André, com imagem de Carlos Morais, edição de imagem de Marco Carrasqueira e grafismo de Sérgio Maduro e Marta Coelho.