Esta terça-feira, 17 de abril, a Globo apresentou a reformulação da marca e dos canais da empresa em Portugal.
Marcado pela esfera da brasilidade, característica dominante deste rebranding, o evento teve destaque ainda pelo anúncio da entrada da Globo no operador MEO.
«Há cinco anos sonhávamos com este dia e hoje estamos a realizar esse sonho», começou por dizer Raphael Corrêa, diretor executivo de Negócios Internacionais da Globo.
Durante a apresentação, Corrêa falou sobre o poder da Globo em Portugal na atualidade e os movimentos da empresa no Brasil e no mundo. «Mesmo num mundo de muitas ofertas, quando conseguimos fortalecer a nossa capacidade de contar histórias únicas, conseguimos ser mais relevantes para o consumidor e para todo o ecossistema de media e entretenimento, inclusive para os anunciantes. Fora do Brasil, também entendemos que esse é um valor que nos diferencia, que nos projcta para oportunidades no futuro. Seja em negócios de licenciamento de conteúdo, em negócios de canais internacionais ou em negócios de oferta digital. Portugal, neste contexto, é extremamente estratégico para nós», acrescentou, frisando ainda que «O país é uma avenida de oportunidades».
Raphael Corrêa lançou aquele que é o novo posicionamento da marca em Portugal: «[o rebranding] Nasceu e tem sido carinhosamente e criteriosamente pensado e discutido ao longo dos últimos meses, muito estimulado por uma capacidade que temos procurado no sentido de dialogar com os nossos consumidores portugueses através dos nossos canais de comunicação, redes sociais, centrais de relacionamento e pesquisas, e isso leva-nos a uma proposta complementar de dois canais: a Globo e o Globo Now».
No decorrer da manhã, os convidados puderam assistir ao vídeo com o manifesto do rebranding da Globo no país, que tem como elemento principal a brasilidade.
Com o objectivo de estreitar os laços com Portugal, um território chave para a empresa, foi desenvolvida uma pesquisa com os portugueses para entender como percebem a marca e quais os elementos de identificação.
A alegria contagiante do brasileiro, a forma apaixonada e intensa como encara a vida e o idioma falado de forma mais doce e cantada são as características que mais atraem o público português.
Assim, explorar de forma mais acentuada a brasilidade, parte da essência da Globo, tornou-se o fio condutor de todo o reposicionamento da empresa no território português.
«A nossa marca não só apropria-se, como reconhece e vive a nossa brasilidade. Os nossos canais apresentam propostas complementares, mas no centro existem dois elementos muito fortes: o jeito de ser brasileiro e a paixão da Globo em criar e contar histórias», acrescentou o diretor executivo de Negócios Internacionais da Globo.
Ricardo Pereira, diretor da Globo em Portugal, anunciou ao mercado publicitário as novidades que estão a caminho, entre elas a entrada da Globo no MEO. Assim, a Globo passa a estar disponível em todos os operadores portugueses, reforçando sua presença no mercado audiovisual no país, o que se traduz num alcance de 100% do universo da televisão paga em Portugal, um total de 3,7 milhões de lares.
« Há vários meses, começamos um trabalho de rebranding, de reformulação da marca, dos produtos e dos nossos dois canais. Paralelamente, outros protagonistas estavam a fazer um acordo comercial, um acordo de parceria, para que pudéssemos anunciar que, a partir desta terça-feira, a Globo passa a fazer parte do pacote do Meo», anunciou Ricardo.
A Globo tem vindo reunir cada vez mais a preferência do público português. No primeiro trimestre de 2018, o canal Globo registou um crescimento de audiência de 8% relativamente ao período homólogo de 2017.
Um resultado visível não só no facto de a Globo constar entre os canais mais vistos do universo cabo, como também por ter vários dos seus produtos a liderar o ranking dos programas mais vistos, com especial destaque para “Tempo de Amar”, “Rock Story”, “Malhação” e “Pega Pega”. Com 1h31 assistidos em média por dia, a Globo é o maior canal por assinatura em tempo dedicado dos espectadores. São alcançadas mais de 1,5 milhões de pessoas por semana.
Os dois canais Globo ganham, assim, um novo conceito. Já a partir desta terça-feira, às 18h50 e as 19h respetivamente, Globo e Globo Now, anteriormente designado Globo Premium, passam a ter uma nova assinatura: para o primeiro, «Globo: Viva toda a emoção», um convite para o público a apaixonar-se através da dramaturgia; e, para o segundo, «Globo Now: Viva todo o momento», que traz um olhar brasileiro sobre a atualidade do Brasil e do Mundo e para o espectador que quer estar mais perto e saber em primeira mão o que acontece no Brasil.
Além da programação mais segmentada, de acordo com o perfil de cada um dos canais, acresce ainda uma identidade visual mais dinâmica e moderna. Para a Globo foi escolhida uma paleta de cores vibrante e com muito brilho, que varia entre os tons amarelo, laranja, verde e roxo, e que apelam à emoção, à expressão, à intensidade e à alegria. Já o Globo Now privilegia cores mais neutras e sólidas, como azul, vermelho, preto e branco, que tanto reflectem a credibilidade do Jornalismo da Globo, como a paixão de assistir a um jogo de futebol em direto.
O reposicionamento da marca em Portugal abre também portas a novas oportunidades de investimento, vendas e parcerias no segmento publicitário e comercial, como a ação fechada entre a empresa e a gelataria portuguesa Nannarella para o lançamento da novela inédita ‘Deus Salve o Rei’. A novidade, que pode ser saboreada pelos convidados do evento da Globo, estará disponível também para o público geral a partir do dia 2 de maio, no escritório da Globo em Portugal. Na ocasião, será realizada também uma exposição com os figurinos da novela medieval.
Ricardo Mazzucca, diretor de Marketing Esportivo do Grupo Globo, falou sobre esse movimento. “ Nestes 40 anos, conseguimos construir uma história de confiança e proximidade com o público local. O nosso canal conecta-se com as pessoas e com a nossa programação, e a nossa forma de contar histórias emociona e mobiliza. Mas queremos muito mais. Queremos estar ainda mais presentes em Portugal e no mercado publicitário local. Precisamos aproximar-nos dos nossos clientes, das agências e dos nossos parceiros comerciais”, referiu, acrescentando em seguida: “A Globo quer ouvir o mercado. Queremos ouvir as necessidades específicas de cada um dos clientes para podermos oferecer o que de facto o cliente quer e não somente o que queremos vender”, considerou Mazzucca.
Seguindo a onda de mudança e fortalecimento, os sites da Globo e do Globo Now vão assumir a mesma identidade visual dos dois canais, onde vai ser possível consultar tanto a programação como outras informações sobre os produtos em exibição e futuras estreias. A Globo ainda reserva uma outra surpresa: a atriz Camila Queiroz irá fazer um direto para responder às perguntas colocadas pelos fãs. O mesmo irá acontecer na página do Globo Now, que terá como convidada a jornalista Sandra Annenberg.
No âmbito deste rebranding está ainda prevista a abertura do sinal do Globo Now nos operadores NOS, NOWO e Vodafone TV entre os dias 18 de abril e 1 de maio. Desta forma, os assinantes destes três operadores vão ter a oportunidade de assistir, de forma gratuita, à estreia da terceira temporada de “Tamanho Família” e ainda a programas emblemáticos da Globo, tais como “Mais Você”, “Encontro com Fátima Bernardes”, “Caldeirão do Huck”, “Domingão do Faustão”, “Altas Horas”, “Conversa com Bial”, “Manhattan Connection”, “Fantástico”, “Estrelas” e “Globo Repórter”, entre outros. Quem assinar terá a oportunidade de ter o canal pelo preço de 7,5 euros nos três meses seguintes.
Este momento é mais um marco na relação da Globo com Portugal, que começou a ser escrita em maio de 1977, aquando da estreia de “Gabriela”, a primeira novela a ser exibida no país. Desde então, a marca passou a fazer parte do dia a dia do público português, fazendo-o sonhar com a sua dramaturgia, emocionar-se com suas atrações e vibrar com a transmissão de futebol em direto. Com um leque de programação vasto e ecléctico, a Globo tem vindo a consolidar o seu percurso não só no Brasil, como também em todo o mundo.
Sobre a Globo – Presente em Portugal desde 2012, o canal Globo traz a Portugal toda intensidade das emoções dos brasileiros. O canal Globo apresenta novelas, superséries, séries e minisséries inéditas, além de histórias que emocionaram pessoas em todo o mundo. Além de uma oferta completa e variada na área da dramaturgia, que contempla vários géneros, a Globo conta também com o programa exclusivo “Sem Cortes”, apresentado pelos atores Ricardo Pereira e Thiago Rodrigues e que traz matérias de bastidores, entrevistas com elenco e curiosidades sobre o quotidiano dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. O canal está disponível na posição 10 nas grelhas de programação dos operadores MEO, NOS, NOWO e Vodafone TV, e também em HD.
Sobre o Globo Now – Trazendo um olhar brasileiro sobre a atualidade no Brasil e no mundo, a programação do Globo Now é focada em notícias, desporto, talk shows e realities. Disponível por subscrição em todos os operadores portugueses (MEO, NOS, NOWO e Vodafone TV), o canal discute os acontecimentos de forma expressiva, cativante e com todo movimento característico dos brasileiros.