Um dos maiores mistérios de “Golpe de Sorte” está relacionado com a verdadeira identidade do filho de Maria do Céu.
A protagonista da série da SIC foi obrigada pela mãe e por Preciosa a desfazer-se do próprio filho. Rafael foi dado a um casal de emigrantes em França que prometeram cuidar da criança.
Isto é tudo o que Maria do Céu (e os espectadores) sabe acerca do bebé. O verdadeiro filho da personagem de Maria João Abreu pode já estar na trama… ou ser uma personagem ainda desconhecida dos portugueses.
Veja as hipóteses:
Tino
É a aposta mais forte do elenco de “Golpe de Sorte”. Aparentemente Tino tem menos 2 anos que o filho de Maria do Céu. O faz-tudo de Alvorinha diz ter 36 anos, mas isso é o que lhe foi contado… na realidade pode mesmo ter 38.
O rapaz pode ter ido parar à vila depois de ter ficado sem família. Preciosa pode ter o dedo nesta história e ter resgatado o neto para perto de si depois deste ter ficado sozinho no mundo.
Sem contar a ninguém, a vilã pode ter ajudado a criar o próprio neto, entregando-o aos cuidados do verdadeiro pai (José Luís).
Caio
A personagem de Jorge Corrula tem exatamente a mesma idade do filho desaparecido de Maria do Céu: 38 anos. O burlão foi criado como órfão num convento.
Ninguém sabe como chegou ao convento e nem o próprio parece lembrar-se da sua família. Os emigrantes que ficaram com Rafael podem ter dado o bebé para adoção por um motivo desconhecido ou terem morrido, tendo a criança sido entregue ao cuidado das religiosas.
Ricardo
Não é provável que Ricardo seja o verdadeiro filho de Maria do Céu, mas há quem coloque esta hipótese. Contra ele tem o facto de ter uma relação com Telma, a sua suposta irmã.
Também a idade não bate certo. A personagem de António Camelier apresenta-se como tendo 37 anos, mas pode ter havido erro no registo de adoção.
A verdade é que desde que chegou a Alvorinha decidiu ajudar Maria do Céu contra os burlões que querem ficar com parte da fortuna. Estará ele a ajudar a mãe sem saber?
Personagem atualmente fora da trama
O verdadeiro filho de Maria do Céu pode ainda não ter chegado ao elenco de “Golpe de Sorte”. Este recurso é também muitas vezes usado na ficção.
No último episódio (que deverá ir para o ar já em setembro) pode descobrir-se que a criança roubada à protagonista no início é alguém que está, efetivamente, longe de Alvorinha e que só saberá da verdade ao mesmo tempo que os espectadores.