Governo dos Açores envia três contrapropostas para a RTP a Poiares Maduro

ministro miguel poiares maduro

O executivo da região autónoma dos Açores enviou ao ministro do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, três propostas para o futuro da RTP. Entre essas propostas está a criação de uma empresa 100% açoriana com vista a não levantar dúvidas a nível constitucional.

De acordo com o documento a que a Agência Lusa teve acesso, os Açores tinham apresentado, na passada terça-feira, três soluções para o serviço público de rádio e televisão no arquipélago. As alternativas seriam a criação de uma «empresa 100% pública, 100% regional», uma «empresa de capitais partilhados» entre o Governo da Região Autónoma dos Açores e a RTP ou uma «solução minimalista», mantendo o centro regional da RTP.

Esta empresa pública regional, que daria emprego aos atuais trabalhadores do centro da RTP/Açores, seria suportada pela taxa de audiovisual paga pelos açorianos, ficaria com o património pertencente ao centro regional dos Açores e passaria a ser responsável por todos os conteúdos. O concelho de administração da nova empresa seria escolhido por, pelo menos, 2/3 dos deputados e três partidos do parlamento açoriano.

A terceira proposta apresentada centrava-se em manter o centro regional da RTP/RDP, sendo preciso fazer investimentos imediatos para  que a empresa conseguisse cumprir as suas funções.

De lembrar que Miguel Poiares Maduro apresentou, em abril, uma proposta à RTP/Açores que passava pela criação de uma empresa regional que garantisse parte dos conteúdos audiovisuais, ficando a RTP responsável pela área da informação. Esta proposta não foi aceite por cinco dos seis partidos e pelo presidente do executivo, Vasco Cordeiro, que prometeu enviar outra proposta ao ministro.