Guilherme Leite critica RTP

Sem papas na língua, Guilherme Leite utilizou o seu perfil de Facebook para lançar duras críticas à atual administração da RTP e questionar o seu «serviço público».

Para o ator, de 62 anos, «A RTP não está a ser ESPELHO nem MEMÓRIA deste povo e deste país. Por isso não está a fazer Serviço Público», uma vez que «Compram os formatos no estrangeiro. (…) impedem os criadores portugueses de trabalhar».

Os programas “A Praça” e “5 Para a Meia-Noite” foram também alvo da opinião de Guilherme Leite: «Ás 5 para a Meia Noite são stand up, e às 10 da manhã apresentam programas para avozinhos e desempregados para quem a única companhia ainda é a televisão».

Leia o texto na íntegra:

RTP – Que serviço público?
A RTP não está a ser ESPELHO nem MEMÓRIA deste povo e deste país. por isso não está a fazer Serviço Público. Compram os formatos no estrangeiro. Para além de mandarem dinheiro para o estrangeiro, impedem os criadores portugueses de trabalhar. São juízes em causa própria. Consultores acabam em protagonistas de series de que eles próprios dão opinião de aprovação. Saudades da Cornélia, da Prata da Casa, do Teatro Português, das séries portuguesas, do Herman em forma e com textos sem serem Fictícios, dos actores portugueses com c, e não esta coisa de atores sem c e sem nada… A RTP está invadida por gente do Canal Q. Ás 5 para a Meia Noite são stand up, e às 10 da manhã apresentam programas para avozinhos e desempregados para quem a única companhia ainda é a televisão. Na situação em que Portugal está a RTP podia ser uma “fabrica de optimismo”, uma força de resistência, uma amiga de casa de todos e de cada um. Mas não! A RTP, dirigida por esta gente, continua a trabalhar para um país imaginário cuja capital se situa algures entre o Bairro Alto e Nova York. Mas quem paga é o país real. A RTP um dia será julgada pela história, e o seu maior pecado não é aquilo que não fez… o seu maior pecado é aquilo que não deixa fazer. Só falta o Cavaco antes de se ir embora condecorar esta administração da RTP.