A RTP1 estreia dia 22 a série “A Família Ventura”, uma minissérie de quatro episódios que conta a história de Natal de uma família portuguesa.
A série, uma produção da beActive Entertainment, será exibida durante a quadra natalícia, entre dia 22 e 25 de dezembro, pelas 19h, na RTP1.
Como muitas outras, esta família acabou por se afastar mal se consegue ver devido a diversos compromissos pessoais. Por isso, este Natal, os Ventura não vão estar juntos: Francisco (Rui Mendes) e Júlia (Maria do Céu Guerra) vão passar o Natal na sua quinta em Vale da Figueira apenas acompanhados pela governanta da família (Custódia Gallego).
Isto porque o filho mais velho, Luís (António Pedro Cerdeira), vai com a mulher (Susana Arrais) passar o natal a casa dos sogros, Jorge (Pedro Saavedra), o do meio, e a esposa Laura (Joana Seixas), vão para Cabo Verde e Hélia (Joana de Verona), a filha mais nova, vai com o namorado (João Vicente), para o Algarve.
Mas, a poucos dias do Natal, estes planos alteram-se quando Francisco Ventura, o patriarca da família, é levado de emergência para o Hospital.
Este acontecimento inesperado vai juntar, pela primeira vez em anos, todos dentro da mesma casa. Atrás de portas fechadas cada elemento da família esconde o seu próprio dilema.
Sob a incerteza do estado de saúde do patriarca, a Família Ventura é obrigada a ultrapassar as conversas de circunstância e confrontar feridas antigas.
Juntos acabam por renovar o espírito natalício familiar aceitando as mudanças que estes dias de convivência trouxeram. Do elenco fazem ainda parte o ator Tomás Alves e as crianças Beatriz Frazão e Gonçalo Oliveira.
Esta minissérie possui um conceito original que inclui a produção anual de novos episódios a serem exibidos na quadra natalícia e que atualizam a audiência sobre a evolução da família: crescimento das crianças, novos membros, casamentos, separações e como é normal desavenças e muitas verdades escondidas. Todos os anos, os portugueses, vão poder acompanhar a evolução desta família.
“A Família Ventura” será ainda a primeira série portuguesa a ser gravada e exibida em formato 2:1, um formato cinematográfico usado em séries populares como “The Handmaid’s Tale”, “The Crown” e “House of Cards”.
Escrita por Nuno Bernardo (autor nomeado para três prémios EMMY) e Patrícia Brásia e realizada por Miguel Guerreiro (“Bem-vindos a Beirais”).