[Vídeo] História de menino com doença degenerativa e cão com três patas emociona 2 milhões na TVI

Owen e HaatchiPerto de 2 milhões de pessoas passaram ontem pelo “Jornal das 8” da TVI para acompanharem a história de Owen e Haatchi, dois seres tão diferentes que se tornaram iguais nas adversidades.

A amizade que une um rapaz, Owen, de nove anos e com uma doença degenerativa muito rara, a um cão, enorme e que foi salvo depois de o terem tentado matar amarrando-o a um alinha de comboio, é simplesmente única.

A TVI exibiu ontem uma reportagem da responsabilidade da jornalista Brigite Martins e o momento prendeu cerca de 2 milhões de pessoas, com uma média de 20 pontos de rating e perto de 40% de share.

A peça contou a história do menino e do cão. Ambos superam os seus problemas na companhia um do outro. O olhar de ambos é por si só inspirador.

Owen e Haatchi, uma amizade incondicional

Owen Howkins tem uma doença tão rara que só existem 30 casos conhecidos no mundo inteiro. E Haatchi ficou sem uma perna, na sequência do ato cruel a que foi sujeito.

Haatchi acabou por ser adotado pela família Howkins. Collen, a madrasta de Owen, viu a uma fotografia do cão no Facebook e simplesmente não resistiu.

No dia que Owen e Haatchi se conheceram, começou a magia naquela casa, em Basingstoke, Inglaterra. Haatchi percebeu que o Owen era diferente, tal como ele. Desde então, criança e cão tornaram-se inseparáveis.

Hoje, a autoestima do Owen é outra. Dá entrevistas e vai a concursos de cães. Ganhou um novo estímulo na vida. Em 2013, venceu o mais prestigiado concurso de Inglaterra chamado «Friends for Life», um certame de cães que ajudaram os donos de uma maneira ou de outra.

A história de Owen é conhecida no mundo inteiro. Na parede do quarto tem um mapa do mundo, onde marca com pioneses os sítios de onde já recebeu cartas.

Esta singular e real narrativa deu origem também a um livro que está já editado em Portugal, “Haatchi & Little B.”.

 

Pode ver aqui a reportagem que passou ontem no “Jornal das 8” da TVI: