Hugo Andrade crê que a RTP pode vencer a SIC e critica atitude da TVI

rtp1

Numa entrevista publicada esta semana, Hugo Andrade, diretor de programas da RTP considera ser possível apanhar a SIC nas audiências em 2015.

O responsável garante que no próximo ano vai ter menos dinheiro, mas isso parece não ser problema. Em relação ao orçamento para 2015, Andrade avisa que «ainda é cedo para números finais. Mas já sei que terei menos dinheiro para o próximo ano, tenho essa consciência».

Mesmo com um orçamento mais reduzido, o alvo de apanhar a SIC é atingível já no próximo ano: «Sim [é possível a RTP apanhar a SIC, em 2015]. Mas há aqui um problema que tem de ser resolvido: a medição de audiências».

Hugo Andrade continua a ver os números da Marktest (não oficializados por nenhuma entidade) e considera a diferença entre as duas medidoras (a GfK é a oficial) um problema, não obstante a RTP1 estar em terceiro em ambas: «Continua a haver uma grande diferença entre os números das duas empresas».

Embora considere que não existe nenhuma cabala para prejudicar a RTP, acredita que a estação está «a ser prejudicada».

Também a atitude da TVI – que chegou a abandonar a GfK e depois regressou – é criticada: «A TVI já esteve insatisfeita, agora está satisfeita… Nós estivemos sempre descontentes», garante.

Até ao dia de ontem a RTP1 acumulava uma média anual de 15.7%, contra os 2.2% da RTP2, os 19.2% da SIC e os 23.4%  da TVI. Este valor representa a subida de mais de 2.5 pontos percentuais face ao registado durante todo o ano de 2013 (13.1%).