"

Inspirada na obra de Camilo Castelo Branco, RTP2 emite “Mistérios de Lisboa”

Mistérios de Lisboa

“Mistérios de Lisboa”, RTP2

Por ocasião dos 130 anos da morte de Camilo Castelo Branco, a RTP2 presta homenagem ao escritor português com a emissão do filme “Mistérios de Lisboa”, uma adaptação do seu romance homónimo com realização do cineasta Raúl Ruiz.

No dia 31 de maio, a RTP2 homenageia o génio da literatura portuguesa Camilo Castelo Branco com a emissão do seu romance adaptado para cinema pelo cineasta chileno Raúl Ruiz e com produção de Paulo Branco.

“Mistérios de Lisboa” conta a história de Pedro, um menino órfão de 14 anos de idade, que procura a identidade dos seus pais. À sua volta estão uma série de personagens que dominam o destino de Pedro: entre histórias de amor, paixão, crime e adultério, entrelaçadas e interligadas, que atravessam todo o século XIX, cada um terá um papel no destino dos outros.

Adriano Luz, Maria João Bastos, Afonso Pimentel, Ricardo Pereira, Clotilde Hesme, João Arrais, Albano Jerónimo, Rui Morrison, Joana de Verona, Carloto Cotta, Maria João Pinho, com as participações especiais de Léa Seydoux, Melvil Poupaud e Malik Zidi, compõem o elenco de luxo do filme que mereceu grande destaque em todo o mundo, tendo sido referenciado como uma extraordinária obra-prima pelos críticos a nível nacional e internacional.

“Mistérios de Lisboa” conquistou a crítica pela realização, argumento, direção de arte e guarda-roupa. Foi eleito Melhor Filme Estrangeiro em França, Estados Unidos e Canadá, tendo também recebido o prémio de Melhor Série de Televisão pelos críticos de cinema francês.

“Mistérios de Lisboa” para ver no dia 31 de maio, entre as 15h e as 19h, na RTP2.

Título Original: Mistérios de Lisboa

Intérpretes: Adriano Luz, Maria João Bastos, Afonso Pimentel, Ricardo Pereira, Clotilde Hesme, João Arrais, Albano Jerónimo, Rui Morrison, Joana de Verona, Carloto Cotta, Maria João Pinho, com participações especiais de Léa Seydoux, Melvil Poupaud e Malik Zidi

Realização: Raúl Ruiz

Produção: Paulo Branco (Leopardo Filmes)

Autoria: Carlos Saboga (Baseado na obra homónima de Camilo Castelo Branco)

Música: Jorge Arriagada e Luís Freitas Branco

2010, 259 minutos