"

Israel é o vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2018

Festival Eurovisão da Canção 2018

Com “Toy”, Netta venceu o Festival Eurovisão da Canção 2018

Terminou agora o Festival Eurovisão da Canção 2018 e Salvador Sobral já tem sucessor. Depois de decorrida a habitual contagem de votos, está encontrado o vencedor da Eurovisão 2018.

Numa das votações mais renhidas dos últimos largos anos, o vencedor da Eurovisão 2018 foi Israel. O país vence o concurso pela quarta vez na história com 529 pontos. Portugal em 2017 conseguiu 758 pontos.

Netta com a canção “Toy”, uma das mais diferentes entre as demais, arrancou a vitória graças ao voto popular. A disputa final foi com Chipre. “Fuego” cantada por Eleni Foureira perdeu no photo finish.

Relembre a prestação do vencedor da Eurovisão 2018:

Já nas votações através dos júris de cada país a vitória coube à Áustria. Cesár Sampson com “Nobody But You” foi o preferido dos jurados nacionais. Depois entrou em campo o televoto e tudo mudou.

Eurovisão 2018

Votação após todos os júris nacionais se pronunciarem no Festival Eurovisão 2018

Quanto a Portugal, não podia ser mais diferente a votação quando comparada com 2017. Depois da vitória de Salvador Sobral no ano passado, “O Jardim” de Cláudia Pascoal e Isaura ficou em último lugar.

Netta foi sempre uma das preferidas durante as últimas semanas. Israel chegou a ser ultrapassado nas casas de apostas justamente pelo Chipre, país que mais trabalho deu a “Toy” para se sagrar vencedora do Festival Eurovisão da Canção 2018.

Para 2019, se tudo correr como o previsto, Jerusalém deverá receber a edição número 64 do Festival Eurovisão. A transmissão será assegurada em Portugal pela RTP1, parceira da EBU.

Quadro final, somados os votos do júri e televoto:

urovisão 2018

Votação final (júris nacionais + televoto) na Eurovisão 2018

Pode ver aqui a classificação detalhada de Portugal.