Já estão encontradas as “7 Maravilhas da Cultura Popular”

7 maravilhas de Portugal
“7 Maravilhas da Cultura Popular”

O Castelo de Bragança recebeu a Gala da Declaração Oficial das “7 Maravilhas da Cultura Popular”, onde foram revelados os patrimónios vencedores:

A lista das 7 Maravilhas Vencedoras é (ordem alfabética):

  • BAILINHO DA MADEIRA – R.A. Madeira / Calheta
  • COLETE ENCARNADO – Lisboa / Vila Franca de Xira
  • CRIPTOJUDAÍSMO DE BELMONTE – Castelo Branco / Belmonte
  • FESTAS EM HONRA DE Nª SENHORA DOS REMÉDIOS – Viseu / Lamego
  • OS SANTEIROS DE SÃO MAMEDE DO CORONADO – Porto / Trofa
  • ROMARIA DE S. BARTOLOMEU – Viana do Castelo / Ponte da Barca
  • ROMARIA DE SÃO JOÃO D’ARGA – Viana do Castelo / Caminha

A nossa Identidade Nacional, ao nível da Cultura Popular, foi agrupada em 7 categorias e submetida ao voto popular: Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias e Artefactos.

«Esta iniciativa reveste-se de elevada importância para a divulgação do nosso património cultural tão singular e tão diferenciador. O destino Porto e Norte oferece uma riqueza e uma diversidade assinaláveis, constituindo um argumento ímpar para a forte dinâmica de atracão e visitação turística que o nosso território tem vindo a registar. O turista de hoje procura mergulhar nas tradições mais ancestrais, do nosso património memória, com especial destaque para as expressões iconográficas e arquitetónicas. Com efeito, a excelência e a genuinidade da nossa cultura popular proporciona uma experiência humana única. Esta é a nossa herança cultural que ocupará sempre um lugar de destaque no âmbito da estratégia do Turismo do Porto e Norte. Um povo sem memória não existe», considera Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo Porto e Norte.

«É uma honra receber o evento 7 Maravilhas num dos Castelos mais bem conservados de Portugal, numa ótica de afirmação de Bragança como um destino natural, moderno e atrativo, com uma gastronomia de excelência, um mosaico paisagístico notável e um património cultural de referência, que tem, nas suas gentes e na forma genuína de saber acolher, a sua maior riqueza. Bragança é singular por tudo isto e muito mais, tendo, através deste evento, conquistado dois galardões 7 Maravilhas, como a aldeia de Rio de Onor e o Mel de Montesinho», palavras de Hernâni Dinis Venâncio Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e da RTP Internacional, «A edição deste ano superou todas as nossas melhores expetativas. Num ano particularmente difícil, a mobilização dos portugueses em volta deste tema foi excecional. A RTP1 mobilizou os seus meios técnicos e humanos e produziu 24 programas em direto e ao vivo, de norte a sul do país, Madeira e Açores incluídos, privilegiando desta vez os municípios mais pequenos como cenário – uma verdadeira volta a Portugal, viajando pela autenticidade das pessoas e pela inesgotável diversidade cultural de cada região».

«2020 demonstrou a força da cultura popular portuguesa, mas também a força que tem hoje a marca 7 Maravilhas enquanto fator aglutinador dos grandes valores da nossa identidade nacional. Sendo um ano muito atípico, conseguimos mobilizar o país e montar uma operação grandiosa que percorreu todos os recantos de Portugal, criando novos e bons motivos para continuarmos a visitar este País de Maravilhas e de diversidade únicas – é essa a missão das 7 Maravilhas de Portugal», palavras de Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas.

Apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato, a Gala da Declaração Oficial das “7 Maravilhas da Cultura Popular” homenageou as nossas inesgotáveis maravilhas, a nossa cultura popular baseada em vivências e saberes únicos, que têm feito de Portugal a nação que todos adoramos e que também os turistas estrangeiros se habituaram a desfrutar.