“Jardins Proibidos”: Trágico acidente salva a vida de Clarinha

jardins proibidos

Um acidente vai mudar a vida da filha de Teresa. A médica consegue convencer Rita a ceder o coração do filho que perdeu.

A trama de Manuel Arouca está ao rubro no que diz respeito à vida de Clarinha. A menina continua entre a vida e a morte para desespero dos pais, Vasco e Teresa. Porém, uma tragédia vai mudar o rumo da menina.

Segundo a revista Maria desta semana, tudo acontece quando João (Miguel Raposo) e Rita (Mafalda Matos) seguem num carro com Pedrinho (Gustavo Alves). Num momento de discussão entre o casal, o veículo, conduzido pelo homem, sai da estrada para evitar bater num camião e acaba por capotar e embater com violência numa árvore. Pedrinho, João e Rita ficam imóveis dentro do carro. Minutos depois, os bombeiros acorrem ao local e desencarceram os feridos, que são transportados de imediato para o hospital.

jardins 1

Já no hospital, os três são levados para a sala de operações. A professora não apresenta mazelas interiores e apenas tem um braço partido. Horas depois, Rita, já de braço engessado, é informada pelo médico Rui (João Bonneville) de que o marido morreu e que o filho está entre a vida e a morte. Chocada com as notícias, a professora chora com a desgraça que está a acontecer com a sua vida. Rita pede a Rui para ver o filho e este diz-lhe para esperar. Enquanto isso, a professora telefona a Chico Pastor (Pedro Górgia), contando-lhe, despedaçada, que João morreu e que Pedrinho se encontra em estado muito grave, após terem sofrido um acidente de viação.

jardins 2

Devastada, Rita recrimina-se por ter discutido com o marido, segundos antes do acidente, e culpa-se por o filho se encontrar em estado grave. Chico, ainda sem saber da gravidade da situação clínica de Pedrinho, diz a Rita estar seguro de que o filho dela irá sobreviver.

No entanto, os médicos informam Rita de que o filho está praticamente morto e perguntam-lhe se concorda em doar os órgãos do menino, sendo que uma menina que se encontra no hospital está a precisar de um coração. A professora recusa, ao passo que Chico fica atónito por perceber que Pedrinho pode ser a salvação de Clarinha e tenta convencer a amiga. Contudo, Rita reitera não pretender desistir da luta pelo seu filho.

jardins 3

No dia seguinte, os médicos entregam-lhe os papéis para que ela assine a doação dos órgãos de Pedrinho.

A professora chora em silêncio, com a caneta na mão, enquanto Chico continua a insistir para que ela assine a autorização para doar o coração de Pedrinho. Revoltada, Rita não cede…. É então que Teresa (Vera Kolodzig) decide falar com Rita.

jardins 4

Numa conversa emocionante, a médica pede-lhe que deixe a sua menina viver, uma vez que Pedrinho já não tem salvação possível. As duas dão as mãos e Rita, em lágrimas, afirma que vai assinar o documento.