José Maria Ricciardi abre processo que pode levar à «cessação da licença de emissão» da TVI

José Maria Ricciardi, líder do BESI (Banco Espírito Santo de Investimento, grupo Novo Banco) não concorda com o facto de a TVI ainda não ter emitido o seu direito de resposta face às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, avança o Correio da Manhã.

Recorde-se que no passado dia 21 de dezembro, no seu habitual espaço de opinião no “Jornal das 8” da TVI, Marcelo afirmou que o presidente do BESI tinha avalizado a emissão de papel comercial de sociedades do Grupo Espírito Santo que faliram e que deixaram os seus investidores sem o capital investido.

As palavras do comentador levaram o banqueiro a afirmar que o também professor universitário era próximo do seu primo e rival Ricardo Salgado e que fez «extensos comentários sobre a eventual responsabilidade do recorrente no colapso do GES e do BES, sempre numa análise comparativa com a responsabilidade do Dr. Ricardo Salgado».

Após queixa de Ricciardi, que exige um direito de resposta, a ERC «reconhece legitimidade ao recorrente para o exercício do direito de resposta».

Após várias recusas por parte da TVI em emitir o direito de resposta, o banqueiro requer «nova condenação da TVI em sanção pecuniária» e a «abertura de novo procedimento contraordenacional»

Este processo «poderá determinar a cessação da licença de emissão como desde já se requer, dada a reincidência».