"

Leia a sinopse de “Jacinta”, a minissérie que a TVI estreia em breve

jacinta série

“Jacinta”, TVI

Gravada num tempo recorde de 2 semanas, “Jacinta” assinala na TVI os 100 anos das aparições de Fátima e estreia em maio.

Com o interior da freguesia de Fátima, aldeia onde ainda se conservam as características do meio rural em que viveram os três pastorinhos, a série de apenas 1 episódio de 100 minutos narra os acontecimentos pelo olhar de Jacinta, a mais carismática das crianças.

Nesta série, o fenómeno das Aparições de Fátima, em 1917, não nos é dado por uma visão teológica. Não se reporta à mensagem e profecias de Fátima.

O importante é o impacto que esse mesmo mistério teve nos 3 pastorinhos, em particular em Jacinta. Um ponto de vista essencialmente humano de uma criança que se diz ter sido tocada pelo transcendente.

O espetador vai acompanhando, através da série, a forma como a personalidade de Jacinta se vai modificando e tocando os que estão à sua volta.

Também, seguindo a história de Jacinta, temos uma visão do sofrimento que, infelizmente, atinge milhares e milhares de crianças por esse mundo fora. Jacinta insere-se numa época rica em acontecimentos históricos como a 1ª Guerra Mundial e a 1ª República em Portugal.

O fenómeno de Fátima retrata os contrastes entre uma realidade rural, o Portugal profundo, marcado por uma cultura tradicional, e um Portugal urbano que começa a despontar.

Este ano, é o centenário das Aparições, com a presença confirmada do Papa. O Santuário de Fátima tornou-se, nestes últimos 100 anos, um ícone do cristianismo mundial e não só. É visitado por muitos não cristãos.

Foi visitado por 3 Papas (chefes de Estado) e em 2017 vai ser visitado pelo 4º Papa. O acontecimento em volta dos pastorinhos deu origem a várias expressões culturais e artísticas, inclusive arquitetónicas, como a basílica nova – a Basílica da Santíssima Trindade -, que foi premiada em 2009 com o The Outstanding Structure Award, da IABSE, um dos mais importantes prémios internacionais de arquitetura.

A dramatização da vida dos protagonistas das aparições tem grande interesse nacional e internacional. Fátima é um fenómeno universal.

“Jacinta” é exibida a 13 de maio, na TVI.