"

Leia o resumo do primeiro episódio de “3 Mulheres”

3 mulheres

“3 mulheres”

“3 Mulheres” estreia hoje na RTP1. A série vai retratar uma época específica da História recente de Portugal.

Victoria Guerra, Soraia Chaves e Maria João Bastos interpretam Snu Abecassis, Natália Correia e Vera Lagoa. É pelo olhar destas 3 mulheres que o espectador vai mergulhar na intriga.

Leia o resumo do primeiro episódio de “3 Mulheres”:

1961. Edição e publicação de “Cântico do País Emerso”, de Natália Correia pelo escritor e editor Luiz Pacheco. O lançamento ocorre no primeiro bairro da lata de Lisboa, o Bairro da Alegria. Um gesto estético e político numa altura em que o regime ditatorial que governa o país endurece posições.

A jovem nórdica Ebba Merete Seidenfaden, de alcunha Snu (em dinamarquês, “esperta”), visita o país do marido, Vasco Abecassis. Portugal é um país periférico, com uma guerra colonial que acaba de eclodir e a viver sob um regime ditatorial. Todos estes aspetos levam a que Snu fique mais atenta a tudo o que ouve e a formar as suas opiniões. Para isso irá contribuir a observação que faz do próprio ambiente dos Abecassis, como as empregadas (o filho de uma cozinheira parte para a guerra em Angola) e o círculo social (diversificado, mas elitista).

Mariano, um jovem sem os estudos concluídos, mas protegido por um padrinho que trabalha na Censura, candidata-se à PIDE e recebe instrução para entrar nos quadros .

O jornalista e professor José Manuel Tengarrinha é preso. Maria Armanda Falcão, sua mulher, assiste à devassa da sua casa pela Pide.