“Linha da Frente” emite a reportagem ‘As Outras Vítimas’

linha da frente
“Linha da Frente”

O “Linha da Frente” desta quinta-feira emite a reportagem ‘As Outras Vítimas’. O programa vai para o ar às 21h, logo após o “Telejornal”.

Há mais de 10 anos que o poder de compra dos portugueses não era tão baixo. Os pedidos de ajuda sucedem-se e as crianças são as vítimas que sofrem em silêncio com a pobreza das famílias. O Linha da Frente foi conhecer algumas dessas famílias e acompanhar o trabalho das técnicas sociais.

O “Linha da Frente” entrou em casas cujo sustento foi perdido por causa do desemprego, onde o Natal foi passado com quase nada. Em Portugal 19% das crianças estão em risco de pobreza. Os dados são da Unicef que estima que agrave em 15% este ano. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o poder de compra dos portugueses está pior do que há dez anos, encontrando-se atrás de países como a Estónia e a Lituânia.

No “Linha da Frente” acompanhamos o trabalho das técnicas sociais da Fundação CEBI em Alverca, onde existiu um aumento de 40% na procura de bens alimentares. Segundo o Tribunal de Contas estes cabazes não são os mais adequados às famílias e só chegam a 32% de quem precisa. Portugal é, a par de Itália e da Grécia, um dos países onde existe uma maior relação entre a pobreza infantil e a falta de apoio estatal.

Qual o impacto da pandemia nas famílias portuguesas? A reportagem ‘As Outras Vítimas’ é um trabalho da jornalista Patrícia Lucas com imagem de Emanuel Prezado e edição de António Nunes.

“Linha da Frente”, para ver esta quinta-feira, logo a seguir ao “Telejornal”, na RTP1.