“Madre Paula”: Com Paula grávida, o rei D. João V ganha mais inimigos…

Madre Paula
Joana Ribeiro e Paulo Pires em “Madre Paula”

“Madre Paula” é uma série de ficção histórica, baseada em factos reais, que nos conta a história do romance proibido entre Paula, uma freira do convento de Odivelas, e o rei D. João V.

Uma série inspirada no romance histórico de Patrícia Muller, para acompanhar às quartas-feiras, pelas 22h30, na RTP1.

No próximo episódio:

João V regressa à corte. Obriga a rainha a ir a Odivelas pedir desculpa a Paula. As duas conversam pela primeira vez.

O inquisidor que bateu na freira é queimado na fogueira. Chega ouro do Brasil. O povo protesta contra as desigualdades sociais. João V manda o Inquisidor-Mor, D. Nuno da Cunha, a Roma, com grande quantidades de ouro para o Papa. Os nobres reclamam o ouro. O clero reúne-se e debate se deverá também pedir ouro ao rei.

Frei Eduardo Mesquita diz‐se contra, mas os outros estão a favor. Eduardo é morto a mando da Inquisição, Francisco sabe do sucedido, faz chantagem com o Inquisidor-Mor e o clero não chega a comparecer diante do rei. João V interpreta isto como sinal de humildade, de quem não pretende regalias materiais e manda dar o ouro à igreja, para grande fúria da nobreza.

Paula, já grávida de muitos meses, pede ao rei que a visite. A conversa é tensa e dolorosa. João V dá uma enorme estalada a Maria Ana. Vimioso propõe a Paula que fique com ele. Ela recusa, o seu amor é apenas um. Vimioso conta ao rei…