“Mar Salgado”: Resumo de 13 a 19 de julho

295º Episódio

Destaque: Depois de conversar com Margarida, vizinha da avó biológica de Tiago, Catarina junta Amélia, Leonor e Martim para fazer uma revelação. Gonçalo aparece sem ter sido convidado mas a bióloga acaba por lhe pedir que fique, pois afinal, é o pai biológico de Carlota. Depois de se sentarem todos, Catarina deixa cair como uma bomba que descobriu que Tiago e Carlota podem ser irmãos.

À medida que ouve Margarida contar a história da mãe biológica de Tiago, Catarina vai ficando ainda mais apreensiva com a perspectiva de ele ter sido trocado na maternidade e procura saber mais de Sofia, pedindo à vizinha que lhe mostre uma fotografia dela. Entretanto, Catarina recebe uma chamada de André a avisá-la de que Beatriz teve um acidente e está em estado grave no hospital. De imediato se despede de Margarida para ir ver a amiga.

André esforça-se por animar Beatriz e promete apoiá-la e estar sempre a seu lado na recuperação que irá encetar. Ela assume que nem quer imaginar-se numa cadeira de rodas e chora agradecendo-lhe por estar com ela. André fica muito angustiado.

Kika regressa das compras com Patrícia, irritada por não encontrar o telemóvel. A mãe desvaloriza a situação e promete comprar-lhe um telefone novo se o outro não aparecer, ocultando que lho escondeu. Kika repete que quer falar com o pai e com as amigas e Patrícia atira que ele está de certeza mais preocupado com o filho que procura e apressa-a para irem jantar. Quando Kika de vai vestir, Patrícia tira o telemóvel dela da mala e sorri ao ver que Gonçalo já lhe ligou várias vezes. Nesse instante, o seu telefone toca e Patrícia atende o ex-marido em tom de provocação. Ele exige falar com Kika, mas Patrícia continua a irritá-lo dizendo que se a filha não quiser falar com ele não a obrigará. Gonçalo lembra-lhe que foi ele quem lhe permitiu estar com a filha e Patrícia enfurece-o quando lhe desliga o telefone na cara.

Amélia visita a mãe na cadeia e insiste que o melhor é entregar-se e não ceder à chantagem de Mateus. Antónia contraria Amélia e diz que o que ela vai fazer é pedir ajuda a André e pagar a Mateus para que continue calado.

Carlota convence Tiago a ler com ela a carta que a avó lhe escreveu antes de morrer e ele acaba por concordar, mas fica irritado por saber que Bárbara não ficou consigo porque o avô não permitiu e que quando o quis recuperar já não conseguiu, porque ele já tinha sido entregue para a adopção. Tiago pede a Carlota que não leia mais nada, deixando a namorada preocupada pela forma revoltada como que fala dos avós.

Catarina fica comovida e apreensiva quando André lhe dá conta da gravidade do estado de saúde de Beatriz, revelando que ela não consegue mexer-se da cintura para baixo. Quando entra no quarto da amiga, Catarina encontra-a deprimida e certa de que agora é que não vai conseguir ficar com André e trata de a animar, dizendo que estará sempre a seu lado para não a deixar desistir. Entretanto, Joana entra no quarto e acusa, tal como Catarina, este reencontro.

Tina elogia Rogério pelo êxito da música inspirada no caso da mãe com Agostinho mas o pai pede-lhe que não faça mais letras como a última. O carteiro desvaloriza a fúria da mãe e conta que ela foi desafiada no mercado para mais um jogo de poker e que não acha que ela falte, pois é viciada. Bento aproxima-se da mesa e exige a Rogério que lhe pague a percentagem de lucros que lhe cabe, defendendo que a musica lhe foi roubada do concurso de talentos. Rogério concorda com a justiça da reivindicação mas só admite partilhar um por cento do que ganhar e apenas quando tiver contrato com a editora. Bento aproveita-se e diz que já podia estar a dar concertos. Todos troçam dele mas Joni aproveita a ideia para organizar espectáculos através da associação recreativa, com Rogério como cabeça de cartaz. Tina fica ciumenta e Agostinho lembra-lhe que Joni está na presidência da associação por mérito próprio. Entretanto, o padre surpreende tudo e todos quando assume a vontade de dar uma lição a Adelaide, entrando no jogo de poker.

Enquanto Laurinda prepara a sobremesa para o jantar, Eva conversa com ela e Madalena, defendendo com fervor que Daniel nada fez contra Elsa e está a ser acusado injustamente pela miúda. Henrique aparece nesse instante e conta que já foi ver a casa que pretende alugar. Eva fica irritada e repete para os pais que estão a cometer um grande erro ao insistirem na separação. As filhas deixam-nos a sós mas o orgulho não permite a qualquer deles dar o primeiro passo para a reconciliação.

Hugo protesta com Daniel que não o deixa estudar em paz porque está constantemente a mudar o canal da televisão. O irmão manda-o embirrar com Rute e, nesse instante, alguém lhe crava uma faca na porta de casa, prendendo um bilhete que o acusa de ser pedófilo e lhe exige que vá embora. Daniel fica furioso e vai a casa de Júlia, para obrigar Elsa a confessar que o acusou injustamente de a ter atacado. Elsa fica desesperada e começa a chorar, dizendo que vai ligar para a mãe. Daniel arranca-lhe o telefone da mão e insiste para que ela conte às pessoas que mentiu e que ele nunca lhe fez mal. Júlia chega entretanto e como Daniel se recusa a ir embora, dá-lhe um estalo. Ele fica magoado e assegura-lhe que está a cometer um grande erro ao acreditar no que a filha lhe diz.

Leonor confessa a Diogo que está abatida por não conseguir encontrar o filho. O irmão responde que se calhar está na hora de abandonar essa busca e dedicar-se a Carlota. A filha aparece nesse instante e pergunta se Tiago pode jantar com eles. Leonor concorda mas pede-lhe que avise a mãe. Tiago surpreende-os, contando que Catarina está no hospital por que Beatriz teve um acidente, embora não saiba dizer se foi ou não grave.

Amélia conta a André que Antónia acha que ela não se deve entregar por ter matado o pai e que devem pagar a Mateus para que guarde esse segredo. André concorda e Amélia conta ao irmão que Catarina lhe pediu para se encontrar com ela no Salinas por causa de Carlota. Gonçalo aparece nesse momento e quer saber do que se trata, já que também é pai da miúda. Amélia responde que nem bom tio, quanto mais pai. André decide regressar ao hospital e Gonçalo não resiste a provocá-lo perguntando como é que o caso de Beatriz está a andar. André ignora-o.

No final do jantar de apresentação de Vítor como namorado de Eva, esta defende Daniel que está a ser injustamente acusado de ter tentado abusar de Elsa, dividindo as opiniões na família. Laurinda e Henrique acabam por discutir à mesa, causando incómodo a toda a gente.

Cremilde e Vitória comentam no bar que a música de Rogério não produziu mais danos na vida de Adelaide porque os rumores se viraram para Daniel, acusado de ter tentado abusar de Elsa. Entretanto, na mesa do poker, a decisão final é entre Agostinho e Adelaide. A beata faz a sua aposta e começa a recolher as fichas da mesa. Para surpresa de todos, o padre exibe as suas cartas e ganha a mesa. Adelaide é obrigada por Agostinho a devolver o dinheiro que lhes ganhou no jogo anterior, pois enganou toda a gente ao dizer que não sabia jogar. Vitória fica indignada ao perceber que estão a jogar a dinheiro e alerta para as multas que podem ter de pagar.

Catarina confere nos documentos de Tiago a data e hora do seu nascimento. Perplexa, pede-lhe que no dia seguinte espere que ela acabe de resolver um assunto que tem de manhã e que passe o dia com ela, desmarcando o que tinha com Carlota. O filho estranha o pedido mas aceita o que a mãe lhe propõe. Catarina pergunta se ele não quer dar uma olhadela nas coisas que Margarida lhe deu para conhecer mais da sua família biológica mas Tiago prefere ir dormir.

André desabafa com Nuno, que foi visitar Beatriz ao hospital e conta ao amigo que não tem coragem de acabar tudo com Beatriz, num momento tão delicado em que ela nem sequer sabe se vai voltar a andar.

Gonçalo visita Kika no hotel, irritando Patrícia por isso. Quando ela se mostra desagradada, Gonçalo afirma que tentou falar pelo telefone com a filha e que como não o atenderam, decidiu procurá-la. Kika interrompe a conversa, dizendo-se farta daquelas discussões. O pai vai embora e Kika impõe a Patrícia uma visita ao bairro so pescadores para estar com a avó Cremilde e Hugo, não sem que antes vão comprar um telemóvel novo. Patrícia, ardilosa, responde que está certa de que é possível descobrirem o telemóvel dela.

Catarina junta Amélia, Leonor e Martim para fazer uma revelação. Gonçalo aparece sem ter sido convidado mas a bióloga acaba por lhe pedir que fique, pois afinal, é o pai biológico de Carlota. Depois de se sentarem todos, Catarina deixa cair como uma bomba que descobriu que Tiago e Carlota podem ser irmãos. 

Pages: 1 2 3 4 5 6 7