“Mar Salgado”: Resumo de 13 a 19 de julho

298º Episódio

 Destaque: Tiago e Carlota fogem de casa e deixam a família em estado de choque. Os médicos decretam que Beatriz não voltará a andar e André, assume uma culpa que não é sua e pede a namorada em casamento, deixando-a estupefacta.

Tiago e Carlota assumem que lhes custa deixarem Catarina e Leonor sem sequer deixarem uma mensagem de despedida, mas ganham coragem e, depois de substituírem os cartões dos telemóveis para não serem localizados, partem sem destino, única forma de continuarem juntos.

Leonor começa a ficar preocupada quando se levanta de manhã e não encontra Carlota no quarto. Diogo ainda alvitra que ela pode ter ido mais cedo para a escola mas a irmã lembra que têm marcada a audiência para a sua guarda nessa manhã e liga a Catarina. As suas expectativas confirma-se quando ela revela que Tiago também desapareceu levando consigo uma mochila com roupas, saco cama e os cadernos em que desenha. Ambas concluem que Tiago e Carlota fugiram, não aceitando a hipótese de serem irmãos. Leonor teme ser acusada de negligência por Amélia e Martim, culpando-se pela fuga da filha e convicta de que nenhum juiz lhe atribuirá a sua guarda, depois deste grave incidente. Diogo abraça a irmã na tentativa de a serenar.

Gonçalo vai ao quarto de Patrícia no hotel e confronta-a com a entrevista que ela deu e em que mencionou que ele a tinha violado. Ela fica estupefacta e ao verificar o texto, acusa o jornalista de ter deturpado as suas declarações e que não sabe onde é que ele recolheu tanta informação. Gonçalo finge-se ofendido, promete processá-la por difamação e ainda acrescenta que Kika não gostou nada do que leu. Patrícia fica a ler a revista com o olhar carregado de ódio.

Diogo conta a André o drama que Leonor está a viver com o desaparecimento de Carlota. Ele acrescenta mais essa preocupação à de perceber que Mateus está atrasado para o primeiro dia de trabalho no regresso à empresa. Diogo estranha que André o tenha readmitido, mas o patrão pede paciência, admitindo que não lhe pode adiantar as razões para a sua decisão. Mateus chega entretanto e justifica o atraso com o facto de ter ido despedir-se da loja onde estava a trabalhar. De imediato põe em campo a sua habitual arrogância e tenta ficar no lugar de Diogo. André põe-no no lugar e obriga-o a escolher outro lugar e a perceber com Luís o trabalho que tem para fazer. Mateus ainda dispara que quando começar a trabalhar as paredes vão encher-se outra vez de prémios.

Martim e Amélia, ficam estarrecidos depois de Leonor os pôr ao corrente da fuga de Carlota e Tiago. Leonor explica que a filha fugiu aproveitando o facto de ela estar a dormir e Amélia tem um acesso de fúria, garantindo que nunca lhe perdoará se acontecer alguma coisa a Carlota. Martim confirma que ela levantou o dinheiro que conseguiu e decide ir à polícia comunicar o desaparecimento, dizendo a Leonor para tentar adiar a audiência de regulação do poder paternal que estava marcada no tribunal.

Com Daniel apontado a dedo como violador e Patrícia a fazer capa de uma revista a acusar Gonçalo de a ter violado, Hugo e Kika amparam-se mutuamente e decidem ir para a escola juntos.

Daniel briga no mercado para comprar os legumes que Aurora se recusa a vender-lhe e, apesar de agredido com restos de fruta e de enfrentar Joni que o tenta expulsar, consegue fazer valer os seus direitos, reafirmando que não molestou Elsa e que está a ser acusado injustamente. Tina evita o pior, interpondo-se entre Daniel e os que o apontam a dedo. Aurora, enervada com o burburinho que se gera, acaba por servir Daniel. Sujo e molhado pelo banho de mangueira que lhe deram, o polícia sai de cabeça erguida.

No dia marcado para assinarem os papéis do divorcio, Henrique e Laurinda, apesar de estarem a dar o pior passo das suas vidas, não conseguem assumir que se amam e engolem o desgosto que sentem, incapazes de reconhecerem que nem ele nem ela desejam a separação. O armador sai de casa com um trólei de roupa, enquanto a mulher de senta no sofá a chorar

Camila começa a filmar o documentário em que Sebastião é o protagonista e insinua-se ao compor-lhe o cabelo e passando-lhe a mão nas costas para o descontrair. A primeira pergunta deixa o escritor desconfortável, pois mergulha na sua intimidade.

André não consegue esconder que a situação de Beatriz o está a atormentar, pois sente-se no dever de não a abandonar quando ela está na eminência de não voltar a andar. Nuno escuta o amigo e tenta apoiá-lo neste momento difícil.

Catarina visita Beatriz no hospital e confessa a sua angústia por não ter notícias de Tiago, fugido com Carlota desde que souberam da possibilidade de serem irmãos. Entretanto, a conversa é quebrada pela chegada de Joana que revela a Beatriz que os exames efectuados revelaram uma lesão grave e irreversível na coluna e que ela não voltará a andar. A médica ainda abre a porta a uma segunda opinião mas Beatriz pede-lhes que a deixem sozinha, chorando em silencio.

André e Leonor conversam sobre a fuga de Tiago e Carlota quando Catarina telefona a avisar que Beatriz está paraplégica e que não vai voltar a andar. André fica arrasado e dá a má notícia e Leonor, que fica igualmente em choque com o que ouve.

Joni, muda de estratégia para conquistar Tina e oferece-lhe uma carteira de cromos de futebol, ao mesmo tempo que insinua que ela é lésbica, porque nunca se deitou com ele. Tina refuta as acusações e dispara que o que ele quer é provar do seu corpo.

Agostinho repreende Adelaide por ela ter tentado drogar Rogério antes do concerto que ele deu no bairro. O filho chega entretanto e anuncia que o espectáculo foi um sucesso, que deu o primeiro autógrafo como Casanova do Sado e que foi convidado para fazer a primeira parte do concerto do artista mais famoso da actualidade. A mãe não se conforma mas o padre pressiona-a para que apoie o filho de ambos.

Eva tenta chamar Júlia à razão e pede-lhe que fale com Elsa, para que a filha conte que mentiu quando disse que Daniel a tentou violentar. Júlia mantém que a filha está a falar a verdade e Nuno leva Eva ao desespero, afirmando que acredita na versão da rapariga e acusando Eva de estar a defender o ex-namorado.

Sílvia, orgulhosa, conta a Idalina que Daniel fez frente a Aurora no mercado e aos populares que o humilharam e que só saiu de lá com o que quis comparar para levar para casa. Rute critica os irmãos por não ignorarem as críticas e diz que não vale a pena brigar, dando como exemplo a tragédia que sucedeu a Beatriz, que depois de ter tudo na vida, ficou entrevada.

André encontra-se com Catarina à entrada do hospital e ela, pragmática, aconselha-o a pensar bem se quer ficar ao lado de Beatriz e a levar o noivado por diante, agora que ela já sabe que vai ficar paraplégica. Ele encaixa a duvida que a amiga levanta e agradece-lhe o apoio. Entretanto, quando se prepara para visitar a namorada, Joana informa-o de que ela não o quer ver e proibiu todas as visitas. A médica revela que Beatriz está apavorada com a ideia de ser abandonada mas André insiste que irá esperar até que ela o queira ver de novo, pois não tenciona afastar-se dela.

Leonor pressiona Gonçalo para se pôr em campo e ajudar a encontrar Tiago e Carlota. Ele telefona ao amigo que tem na Polícia Judiciária para que ele inicia a busca dos jovens.

Kika regressa a casa com Patrícia e praticamente expulsa a mãe, depois de ter lido a entrevista que ela deu, em que critica Gonçalo com violência, acusando-o de a ter violado. Kika entende a entrevista como um ataque vingativo ao pai, apesar de Patrícia insistir em dizer que a culpa foi do jornalista.

Movido pela culpa, André sobe ao quarto onde Beatriz está internada e, apesar de saber que ela vai ficar sem andar o resto da vida, pede-a em casamento, oferecendo o anel de noivado que tinha comprado. Beatriz fica estupefacta a olhar para ele. 

Pages: 1 2 3 4 5 6 7